Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Canal Futura reflete sobre pessoas invisibilizadas pela sociedade


09/01/2025

Icict/Fiocruz

Compartilhar:


Arte: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)

No mês de janeiro, o Canal Futura exibe dois filmes sobre quebra de estigmas, “População em Situação de Rua” e “Território Rua”, apresentando o trabalho das equipes do Consultório na Rua do Jacarezinho, na cidade do Rio de Janeiro, com o atendimento a pessoas invisibilizadas na sociedade. Profissionais e usuários relatam os desafios e as potencialidades na promoção da saúde da população em situação de rua.

Ainda, cuidado, saberes tradicionais e parto natural. “Parteiras Indígenas” apresenta relatos de mulheres dos povos originários de Feijoal, município às margens do Rio Amazonas, que resgatam a medicina tradicional, conhecimento passado de geração em geração, somando forças juntos aos profissionais do SUS e destacando a importância da convergência de saberes com a medicina tradicional.

A parceria com o Canal Futura está associada aos objetivos da Política de Comunicação Pública da Fiocruz, que afirma que os conteúdos produzidos pela instituição devem circular amplamente para a promoção da saúde. A programação do Futura tem se destacado por exibir produções que ampliam o debate qualificado sobre temas de interesse social, alcançando todas as regiões do país. Os vídeos exibidos no Canal Futura ficam também disponíveis, gratuitamente, na plataforma de streaming Globoplay.

Confira abaixo a agenda do mês:

2/1, quinta-feira, às 2h30 - Construtoras de caminhos

O cotidiano do Núcleo de Atenção Interdisciplinar do Desenvolvimento Infantil (Naidi) que atende crianças com diferentes deficiências. O serviço atravessa a vida dos pacientes e seus familiares, revelando a importância do SUS e de seus profissionais e ofícios para a vida de milhares de famílias que necessitam do mesmo tipo de cuidado e acolhimento. A câmera entra na rotina do Naidi, ouve quem participa e atende e mostra os elos entre uma unidade básica de saúde e as pessoas.

9/1, quinta-feira, às 2h30 – Corpo Alma

O grupo interdisciplinar de reeducação alimentar e obesidade da Clínica da Família Augusto Boal, no Rio de Janeiro, é muito mais do que um espaço de controle da obesidade e reeducação alimentar. É um lugar de acolhimento, reconhecimento e pertencimento. Do corpo e da alma. Ao mesmo tempo que se perde peso, amplia-se a autoestima. Os cuidados com si mesma. De atenção ao espaço-tempo da mulher. Um retrato sem retoques do conceito ampliado de saúde.

16/1, quinta-feira, às 2h30 – Território Rua

Eles não têm CEP. Vivem onde as pessoas estão apenas de passagem. Ruas, calçadas, jardins, bancos de praças, debaixo de marquises e viadutos. Em escadas e vãos ao relento que levam a portas fechadas. São, muitas vezes, invisíveis. Uma unidade básica de saúde mostra um caminho de mudança neste estado de coisas.

22/1, quarta-feira, 13h – Parteiras indígenas

As histórias e a importância das parteiras indígenas de Feijoal, no Amazonas.
Reprise: 23/1, quinta-feira, às 3h15

29/1, quarta-feira, às 13h - População em situação de rua

O vídeo apresenta a realidade das pessoas que vivem em situação de rua e a rotina de trabalho das equipes do Consultório na Rua do Jacarezinho, no Rio de Janeiro. Essa política nacional nasceu da necessidade de um atendimento humanizado e longitudinal para a população vulnerabilizada em situação de rua.
Reprise: 30/1, quinta-feira, às 3h15

Voltar ao topoVoltar