02/12/2024
Suzane Durães (Coordenação de Ambiente - VPAAPS/Fiocruz)
Projeto conta com parceria da Fiocruz, IBE, WWF e ICMBio
Para marcar o aniversário de 63 anos do Parque Nacional de Brasília (PNB), comemorado no dia 29 de novembro, foi lançado o Programa Banho de Floresta, uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), WWF Brasil, Instituto Brasileiro de Ecopsicologia (IBE) e o Instituto Chico Mendes (ICMBio). O PNB é uma das mais importantes Unidades de Conservação (UCs) do Cerrado e possui área de 42.389,01 hectares. Conhecido como parque da “Água Mineral”, o parque abriga uma rica diversidade e ajuda a preservar centenas de nascentes e micro bacias.
Participaram da atividade, o coordenador de Saúde e Ambiente da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), Guilherme Franco Netto, e integrantes da equipe; a chefe do PNB, Larissa Diehl; o presidente do IBE, Marco Bilibio, e monitores; a diretora de Estratégia do WWF, Mariana Ferreira, e a equipe de Áreas Protegidas da instituição; a representante do ICMBio, Carla Guaitanele, e outros convidados.
O projeto, além de levar a prática do Banho de Floresta aos visitantes do parque e promover uma conexão profunda com a natureza, também possibilita o início de uma nova fase de cooperação entre a Fiocruz e o IBE, que teve início em 2022.
Para Guilherme Franco Netto, o projeto une a ciência e as soluções baseadas na natureza: “Dentro dessa cooperação queremos propiciar um caminho em que possamos validar, do ponto de vista da ciência, os benefícios do Banho de Floresta. É importante que o parque possa proporcionar esse espaço de prática e também de pesquisa para evidenciar os benefícios do banho e trazê-lo para o Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Durante o evento, Larissa Diehl enfatizou a oportunidade de oferecer o banho de floresta aos usuários do parque: “Já fizemos muitas ações com o WWF e agora teremos a oportunidade de contribuir com uma pesquisa que engloba saúde, qualidade de vida e o contato com a natureza. Isso também fortalece o papel das UCs para a promoção da saúde da população”.
Carla Guaitanele falou da alegria em comemorar mais de um ano de vida do parque que ela frequenta desde criança e da oportunidade de presenciar o lançamento do projeto Banho de Floresta.
A diretora Mariana Ferreira, que esse projeto é uma semente que poderá ser levada para vários outros parques. “Essa conexão entre saúde e natureza é algo muito rico e tem um lugar muito especial para nós”, completou.
Na ocasião, também foram apresentados vários guias de Banho de Floresta que foram capacitados pelo IBE. A prática no PNB será oferecida até junho e gratuitamente aos sábados, às 8h30. Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição.
Marco Bilibio ressaltou um conceito de ecopsicologia que diz que “não existe saúde humana sem a saúde dos ecossistemas aos quais pertencemos”. Ele ainda destacou que a parceria concretizada neste projeto beneficiará inúmeras pessoas no PNB. Além da melhoria da saúde, disse, as pessoas sentirão por meio da prática e terão clareza de que o banho de floresta poderá reconstruir a relação do ser humano com o mundo natural.
Após o lançamento e a comemoração pelo aniversário do parque, os convidados seguiram para a Trilha da Capivara, onde foi realizado o Banho de Floresta. Durante duas horas os participantes tiveram a oportunidade de se conectar profundamente com a floresta e, ao final da prática, compartilharam suas percepções e sentimentos vivenciados durante o banho. A prática foi conduzida por Marco Aurélio Bilibio e pelas monitoras Ana Cristina Amaral e Livia Reis.