09/12/2024
Suzane Durães (Coordenação de Ambiente - VPAAPS/Fiocruz)
Para debater sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos, suas consequências para a saúde humana, o ambiente e as possíveis soluções para essa questão, será realizada a Segunda Conferência “Rumo a um Marco Regulatório Internacional sobre Agrotóxicos". O evento ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro, em Bruxelas, Bélgica.
No dia 12, às 12h30, a pesquisadora do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco), Aline Gurgel, participará do painel “O impacto dos pesticidas e iniciativas de resistência” e abordará o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Agrotóxicos da Fiocruz.
Já no dia 13, às 7h, será lançado o Atlas Brasileiro de Agrotóxicos, no qual a Fiocruz é co-organizadora. Trata-se de uma plataforma digital que visa mapear o uso de agrotóxicos no Brasil e foi desenvolvida em parceria com o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e o WWF. A idealizadora do Atlas, a pesquisadora Larissa Bombardi, da Universidade Livre de Bruxelas (ULB), e Sergio Ribeiro, do Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade (CIRAT-Brasil) e da Aliança Internacional para Padrões de Agrotóxicos (IPSA) participarão do lançamento.
A Conferência é organizada sob a liderança dos Membros do Parlamento Europeu — Sr. Martin Häusling, Sra. Majdouline Sbai e Sra. Tilly Metz — em colaboração com a IPSA, a Fundação Heinrich Böll, o CIRAT-Brasil, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).
Acompanhe pelo link do Zoom:
Dia 12, às 12h30
Dia 13, às 7h