02/10/2024
Fonte: Icict/Fiocruz
Em outubro, o Icict apresenta uma nova plataforma de pesquisa relacionada a temas de saúde mental. Coordenada pelo Laboratório de Informação em Saúde (LIS/Icict), a iniciativa agrega e divulga informações sobre o tema, potencializado pelo suporte da Ciência de Dados. A programação conta com a presença de pesquisadora do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde (DAENT/MS).
O evento será realizado na quarta-feira, 9/10, às 14h30, e terá transmissão online pelo canal da VideoSaúde (www.youtube.com/videosaudefio).
Ementa: A Organização Mundial da Saúde estima que, em 2019, 970 milhões de pessoas no mundo viviam com algum transtorno de saúde mental e 400 milhões viviam com algum transtorno relacionado ao uso de álcool. Embora esses problemas tenham tratamentos eficazes, estima-se que apenas 30% das pessoas com um transtorno mental grave recebam tratamento no mundo.
Existem lacunas importantes para o enfrentamento destes problemas, que vão do estigma associado aos transtornos mentais até a ausência de dados que subsidiem políticas públicas e ações de prevenção/tratamento. Para falar sobre a importância do monitoramento dos transtornos mentais, foi convidada a Prof. Dra. Leticia Cardoso (DAENT/MS).
Em seguida, será apresentado o portal Saúde Mental Pública e Digital, desenvolvido para ampliar e facilitar o acesso às informações sobre a saúde mental dos brasileiros. No portal é utilizada a Ciência de Dados para agregar e otimizar diferentes bases de dados administrativos. Além disso, são apresentados de forma amigável e interativa diversos indicadores de saúde mental que permitem que pesquisadores, gestores e a sociedade possam visualizar por exemplo, as taxas de suicídio ou de mortalidade por uso de álcool, bem como taxas de internação, ao longo dos últimos 20 anos.
Finalmente, será apresentada a Plataforma de Ciência de Dados Aplicada à Saúde, ressaltando a importância do uso das TICs para o fortalecimento da Saúde Mental Pública.
Coordenado pela Dra. Raquel B. De Boni, LIS/ICICT/Fiocruz, em parceria com a PCDaS e pesquisadores da UFRGS, a plataforma foi financiada pelo Edital Inova/Fiocruz e pelo CNPq.
Programação
- Importância do monitoramento em Saúde Mental
Leticia Cardoso (DAENT/MS)
- Apresentação do portal “Saúde Mental Pública e Digital”
Raquel B. De Boni (LIS/ICICT/Fiocruz)
- PCDaS: Ciência de dados para o fortalecimento da Saúde Pública
Marcel Pedroso (LIS/ICICT/Fiocruz)
Link de transmissão: bit.ly/saudementalpublicadigital
Mais em outros sítios da Fiocruz