15/10/2024
Luiza Trindade/Editora Fiocruz
A Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz completa 10 anos durante a Semana Internacional do Acesso Aberto 2024 (Open Access Week), que convoca a comunidade acadêmica e de pesquisa para conhecer os benefícios e atuar em prol do acesso livre à literatura científica.
A Política tem como finalidade garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. De 21 a 27 de outubro, durante a Semana de Acesso Aberto, iniciativas originadas em diversas unidades e departamentos irão ressaltar as numerosas ações de democratização dos saberes na Fundação.
Desde antes da implementação da Política, em 2014, a Editora Fiocruz vem se tornando um espaço fundamental de disseminação, acessibilidade e visibilidade do conhecimento gerado na instituição, a partir da promoção estratégica do acesso aberto a livros acadêmicos. Publicações das mais diferentes temáticas, com base em pesquisas de excelência acadêmica nas áreas de saúde e políticas públicas, estão acessíveis ao público, de forma livre e gratuita, a partir de três importantes plataformas de publicação acadêmica online. São elas a Rede SciELO Livros, ligada ao Programa SciELO; o repositório institucional Arca e o portal Porto Livre, as duas últimas sob coordenação do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).
Outras duas iniciativas ligadas ao acesso aberto reforçam a importância de canais criados pela Fiocruz nesse campo. O Portal de Periódicos congrega nove revistas científicas da Fiocruz e é mais uma porta de entrada para acesso aos livros da Editora. Além disso, o Arca Dados, o repositório oficial de dados, operacionaliza e viabiliza a divulgação das coleções de dados utilizados em pesquisas, muitos deles presentes nos livros editados pela Editora Fiocruz.
Veja também: Editora Fiocruz participa da 2ª Feira do Livro de Acesso Aberto
Plataformas de ciência aberta da Fiocruz reúnem obras da Editora
O Arca, repositório institucional da Fundação, reúne em acesso livre obras intelectuais em diversos formatos produzidas não somente pela instituição, mas também por pesquisadores próprios e parceiros, além das produções de outras instituições de ensino e pesquisa de excelência. O repositório contempla 242 livros da Editora em acesso aberto, além de catálogos, documentos e vídeos institucionais, como a produção Editora Fiocruz – 25 Anos, fruto da parceria entre a Editora, o Icict/Fiocruz e a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. Teses, dissertações e artigos que tematizam a produção da Editora constam também deste vasto repositório, importante fonte para pesquisas acadêmicas.
Se o Arca possibilita a difusão do conhecimento em uma diversidade de formatos, a plataforma Porto Livre dedica-se especialmente ao livro em acesso aberto. Seu acervo é definido por um conselho curador, criando uma coleção online que apoia as atividades de ensino e pesquisa de diversos centros de produção de conhecimento. Para a Editora Fiocruz, parceira da plataforma, é reservada uma página onde se encontram hoje 60 títulos de especial interesse científico e social. A expectativa é de que esse número venha a crescer, acompanhando o quantitativo depositado no Arca.
Editora Fiocruz e SciELO Livros: parceria com milhões de downloads
O SciELO Livros é outra relevante plataforma online de indexação de obras digitais. Parte integrante do Programa SciELO, sua origem remonta a uma parceria entre a Editora Fiocruz, as editoras da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) e da Universidade Estadual Paulista (Editora Unesp). Lançado em 2012, com o objetivo maximizar a visibilidade das pesquisas, ensaios e estudos acadêmicos, o Portal oferece hoje um acervo de 2.049 obras, sendo 1.326 em acesso livre. Em doze anos de funcionamento da Rede SciELO Livros, os livros em acesso aberto serviram uma média anual de mais de um milhão de downloads.
Essa sólida parceria se reflete no acervo da Editora Fiocruz na plataforma on-line. A página da Editora na plataforma conta atualmente com 412 títulos disponíveis (o que corresponde a 74% de seu catálogo). Destes, 242 podem ser baixados gratuitamente. Os outros, em modalidade comercial, têm preços bem abaixo do valor do exemplar impresso: 40% de desconto. Os títulos da Editora na plataforma já alcançaram mais de 54 milhões de downloads, sendo a Editora Fiocruz a primeira colocada em número de acessos da rede.
Dos vinte livros mais descarregados na Scielo, treze são da Fiocruz, incluindo os três primeiros lugares: O Recém-Nascido de Alto Risco: teoria e prática do cuidar, Animais de Laboratório: criação e experimentação e Caminhos da saúde pública no Brasil. São exemplos das muitas obras já esgotadas no catálogo físico da Editora, que estão disponíveis no SciELO Livros de forma gratuita; publicações das décadas de 1990 e 2000, mas que ainda são referências para pesquisas e trabalhos acadêmicos nas áreas de ciências e saúde pública em diversas partes do Brasil e do mundo. Encontra-se aí mais uma maneira como o acesso aberto digital democratiza os saberes acadêmicos.
Bibliotecas abertas: conhecimento a serviço da sociedade
Outras iniciativas que também fazem parte da parceria entre SciELO e Fiocruz e ilustram a importância da difusão do conhecimento científico são as coleções produzidas especificamente para o formato digital em acesso aberto: Coleção Bio e Informação para ação na Covid-19. A última - uma coedição da Editora com o Observatório Covid-19 Fiocruz lançada em 2020 - levou ao público cinco instant books (obras produzidas rapidamente, com temas do momento), sem abrir mão da qualidade e rigor científico, para atender à demanda da sociedade em plena emergência sanitária. Todos os cinco volumes foram distinguidos com o Prêmio Abeu, e quatro ficaram entre os finalistas e semifinalistas do Prêmio Jabuti. Este feito é um reconhecimento da relevância de outro aspecto estratégico da promoção do acesso aberto a livros acadêmicos: a disseminação da ciência e saúde em momentos cruciais.
Sobre a relação entre acesso ao conhecimento e garantia de direitos, a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz e Diretora da Editora Fiocruz, Cristiani Machado comentou, durante a mesa “O Livro para a Ciência e a Cultura: quais estantes, quais alcances?", realizada como parte das celebrações do aniversário de 30 anos desta casa publicadora: “[...] todo mundo virou um pouco cientista durante a pandemia e, diante da disseminação da doença, de notícias falsas e todo o processo duríssimo que vivemos, com vários tipos de violência, foi extremamente importante ter essa comunicação mais acessível. Isso tem a ver com o direito ao conhecimento que condiciona o acesso a vários outros direitos.”
Democratização para além das fronteiras
Desde 2020, todo livro lançado pela Editora é publicado simultaneamente em formato digital e disponibilizado no SciElo Livros; quando se trata de obra em acesso aberto, é depositada também no portal Arca e submetida para curadoria na plataforma Porto Livre. Dessa forma, os e-books já ficam disponíveis para para download gratuito ou com desconto por parte dos leitores ao mesmo tempo em que chegam às livrarias e espaços comerciais físicos. Os textos em formato digital são legíveis nos leitores de e-books, em tablets, smartphones e nas telas de computador, amplificando o acesso à leitura em diversos espaços. Afora os novos títulos, periodicamente, o Conselho Editorial da Editora Fiocruz determina os títulos que passarão da modalidade comercial para a gratuita nas plataformas virtuais.
Com a visibilidade propiciada pelos portais de ciência aberta, o crescimento da Editora Fiocruz dentro do consumo de informação na produção científica brasileira sobressai. Para isso, vale ressaltar, segundo dados do próprio SciELO Livros, a vasta quantidade de países que consomem os produtos da Editora: além de Brasil e Portugal, Estados Unidos, México, Moçambique e Angola também costumam aparecer nas primeiras posições. Com todo este destaque, a Editora Fiocruz passa a ser uma das fontes mais citadas na área de ciências da saúde, atrás somente de instituições como Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na Editora Fiocruz sempre houve uma máxima: “livro bom é livro fora da estante, nas mãos do leitor.” O acesso aberto permite, dentre tantos outros benefícios, a atualização dessa máxima: “livro bom é livro com múltiplas possibilidades de acesso e diante dos olhos do leitor”.
Editora Fiocruz na Rede SciELO Livros*
Link: books.scielo.org/fiocruz
Total de livros disponíveis: 412
Livros em acesso aberto: 242
Livros em acesso comercial: 170
Total de downloads: 54.737.277
Para mais informações sobre o SciELO Livros: books.scielo.org/scielo-livros
Editora Fiocruz no Arca*
Link: www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15110
Total de livros em acesso aberto: 242
Vídeo publicado: Editora Fiocruz - 25 Anos
Editora Fiocruz no Porto Livre*
Link: https://portolivre.fiocruz.br/editora-fiocruz
Total de livros disponíveis: 60
* dados de outubro/24
Mais em outros sítios da Fiocruz
Mais na web