Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Inscrições abertas para o minicurso Povos e comunidades tradicionais nas estatísticas oficiais: indígenas e quilombolas no Censo 2022


17/09/2024

Suzane Durães (Coordenação de Ambiente - VPAAPS/Fiocruz)

Compartilhar:

No dia 23 de setembro, das 14h às 18h, com o apoio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), será realizado na Universidade de Brasília (UnB) – Campus Darcy Ribeiro, o minicurso Povos e Comunidades Tradicionais nas estatísticas oficiais: Indígenas e Quilombolas no Censo 2022 organizado pela Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP). O minicurso faz parte das atividades que antecedem o 23º Encontro Nacional de Estudos Populacionais da ABEP, que acontecerá em Brasília, de 23 a 26 de setembro. 

Poderão se inscrever pessoas que trabalham nas políticas públicas e/ou organizações da sociedade civil com povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais; ⁠estudantes de graduação e pós-graduação (especialmente indígenas e quilombolas); e ⁠ interessados em estudos de população, ciências sociais e humanas, demografia e disciplinas afins. Além disso, precisa ter pelo menos o ensino médio. 

No total serão 4 horas de curso para 30 pessoas. Os participantes receberão certificado de extensão. 

Durante a atividade será apresentado um panorama dos primeiros resultados do Censo Demográfico de 2022, com apresentação da metodologia, instrumentos de coleta e resultados divulgados até o momento para a população indígena e quilombola.

No Censo Demográfico de 2022, o IBGE implementou uma série de inovações metodológicas para melhorar a pesquisa sobre povos indígenas e, pela primeira vez, incluiu perguntas para identificar a população quilombola no Brasil. O censo revelou que 1.693.535 pessoas se identificaram como indígenas, sendo 622.066 residentes em Terras Indígenas e 1.071.469 em áreas rurais e urbanas fora dessas terras. Em relação à população quilombola, foram recenseadas 1.327.802 pessoas, das quais 167.202 viviam em territórios quilombolas e 1.160.600 em áreas urbanas e rurais fora desses territórios.

As inscrição são gratuitas e podem ser feitas no site do evento.
 

Voltar ao topoVoltar