Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Em seu 70º aniversário, Ensp/Fiocruz lança e-books que mostram seu legado e contribuições


09/09/2024

Barbara Souza e Tatiane Vargas (Ensp/Fiocruz)

Compartilhar:

Dois e-books foram lançados no âmbito das comemorações do aniversário de 70 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). As obras 'Um presente do passado para lembrar no futuro', e 'Contribuições do Ensino Lato Sensu da ENSP para o SUS' foram apresentadas e debatidas nesta quinta-feira (5/9). A primeira, organizada por Adriana Coimbra, Patrícia Santos e Susi Franco, contou com a contribuição de dezenas de colaboradores. Já a segunda foi organizada pelo coordenador do Lato Senso e da Qualificação Profissional da Vice-Direção de Ensino (VDE/ENSP), Gideon Borges, é fruto do trabalho dos egressos dos cursos de Especialização e Residência. 

 

O lançamento de 'Um presente do passado para lembrar o futuro: ENSP 70 anos' contou com a participação do diretor da ENSP, Marco Menezes, que escreveu o prefácio da publicação. A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), Cristiani Machado, a vice-diretora de Ensino da ENSP, Enirtes Caetano, e a coordenadora do Pólen, o Laboratório de Inovação em Gestão Pública da ENSP, Ana Carneiro, também prestigiaram o evento. 

 

Assista ao lançamento do 'Um presente do passado para lembrar no futuro’ no canal da ENSP do YouTube

“Esta obra se apresenta como um verdadeiro testemunho do legado construído por pessoas ao longo desses 70 anos. É muito mais do que um simples registro; é uma homenagem às histórias de vida, aos sonhos e aos esforços de trabalhadoras, trabalhadores e estudantes que, ao longo de sete décadas, moldaram o que somos hoje. Que este livro nos lembre, hoje e sempre, do compromisso da ENSP com a reparação histórica, com a redução das desigualdades e com a da construção de um futuro mais justo e comum para todos”, disse o diretor. 

"Proporcionar uma narrativa que fosse apenas uma narrativa, mas sim narrativas, uma construção coletiva na qual cada um dos sujeitos pudessem contar um pouco das suas experiências na ENSP. Esse projeto foi um laboratório para conversarmos sobre história, memória, gestão de documentos", explicou Adriana Coimbra.

A vice-diretora destacou a emoção sentida ao compartilhar memórias. "Na vida, a gente precisa se afetar. Porque os afetos são capazes de nos impulsionar para muitas causas", declarou Enirtes. Durante o evento, Enirtes Caetano entregou uma placa em homenagem à trabalhadora da ENSP Maria Cecília Gomes Barreira, reconhecendo sua longa contribuição especialmente à área de Ensino da instituição. 

Já Cristiani lembrou dos seus primeiros contatos com a saúde coletiva. “Saber da Reforma Sanitária foi um despertar. Mais do que só um trabalho, é uma questão pela qual vale a pena lutar”, disse a vice-presidente. A mesa de abertura foi seguida de um debate com a professores Lia Ciomar Macedo de Faria, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e com Eduardo de Azeredo Costa, aposentado da ENSP/Fiocruz.

Produto de um dos projetos selecionados pelo Programa de Aceleração da Inovação, do Pólen, o e-book 'Um presente do passado para lembrar o futuro: ENSP 70 anos' está disponível gratuitamente para acesso e download aqui

Lançamento da produção dos cursos lato sensu da ENSP 

Ainda em celebração aos 70 anos, foi lançado o e-book 'Contribuições do Ensino Lato Sensu da ENSP para o SUS'. A produção é fruto do trabalho dos egressos dos cursos de Especialização e Residência e está dividida em três volumes. O lançamento contou com a participação do coordenador do Lato Senso e da Qualificação Profissional da Vice-Direção de Ensino da ENSP, Gideon Borges, organizador da obra. “Essa produção é uma feliz integração entre o conhecimento acadêmico e a experiência de diferentes atores da prática, trazendo possibilidades de novas formas de análise e de enfrentamento de problemas do cotidiano”, enfatizou ele durante o lançamento.  

e-book conta mais de 50 textos elaborados pelos alunos da ENSP, com temas relativos à saúde mental, à saúde do trabalhador e às violências, organização dos serviços de saúde, tecnologias e estratégias voltadas para formação e qualificação dos trabalhadores da área da saúde, contendo análises, reflexões e experiências trazidas por discentes e seus orientadores com foco em intervenções e mudanças das práticas em serviços de saúde. 

“Ao propor a publicação de uma série de livros, compostos por uma coletânea de textos escritos por diferentes colaboradores, resultados de trabalhos de conclusão dos cursos de Lato Sensu e da ENSP, esperamos abrir um espaço que ajude a ampliar os debates e ainda que contribua com a valorização do ensino Lato Sensu não apenas na ENSP, mas nas diferentes instituições que se dedicam a tal tarefa”, celebrou o coordenador. 

Acesse os três volumes que compõem o e-book 'Contribuições do Ensino Lato Sensu da ENSP para o SUS':

Volume 1 - Violência Cuidado e Saúde Mental 

Volume 2 - Cuidado, Atenção e Direitos  

Volume 3 - Educação, Atenção e Cuidado  

 

 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar