Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Centro de Estudos do Icict debate “A Comunicação e a participação popular na Fiocruz” em 16/8


12/08/2024

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Arte: Beatriz Soares (Ascom/Icict/Fiocruz)

O Centro de Estudos do Icict realiza na sexta-feira, 16 de agosto, às 14h, com transmissão no canal do Youtube da VideoSaúde, o debate “A Comunicação e a participação popular na Fiocruz em tempos de epidemia”, que terá a presença de Luiza Gomes, jornalista e coordenadora de comunicação da Cooperação Social da Fiocruz, e Adriano de Lavor, jornalista da Revista Radis (da Ensp/Fiocruz).

No debate serão apresentados os resultados da pesquisa “Quando o Outro fala por si: gradiente de participação popular em ações de comunicação da Fiocruz durante epidemias”, desenvolvida por Luiza Gomes durante o seu mestrado no Programa de Pós-Graduação do Icict (PPGICS/Icict) e que teve a sua dissertação contemplada com o 1º lugar na categoria Mestrado Acadêmico no Prêmio Compós 2023 de Tese e Dissertações.

A transmissão será feita pelo link: https://bit.ly/centrodeestudos-16agosto

Confira os detalhes:

Tema: A Comunicação e a participação popular na Fiocruz em tempos de epidemia

Resumo do Seminário: Apresentação dos resultados da pesquisa “Quando o Outro fala por si: Gradiente de participação popular em ações de comunicação da Fiocruz durante epidemias” (desenvolvida em mestrado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - PPGICS, com orientação de Inesita Soares de Araujo), que teve como objetivo analisar o lugar de interlocução das organizações populares em ações de comunicação da instituição. Identificamos comparativamente esse lugar em ações de comunicação na pandemia de Covid-19 (2020) e nas epidemias de Dengue (2008) e Zika (2015), observando a continuidade ou emergência de processos e práticas que potencializam maior protagonismo comunicacional dos grupos populares. Elaboramos um sistema qualitativo de avaliação desse lugar, que inclui uma produção cartográfica baseada no modelo de comunicação como mercado simbólico. 

Palestrante: Luiza Gomes Henriques, coordenadora de Comunicação da Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz

Mestre em Informação e Comunicação em Saúde pelo PPGICS/Icict/Fiocruz. Coordenadora de Comunicação da Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz. Pesquisadora do projeto “Geração Cidadã de Dados: Comunicação Comunitária para Promoção da Saúde”. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6946802278803148

Debatedor: Adriano De Lavor Moreira, jornalista na Revista Radis - Reunião, Análise, Difusão e Informação em Saúde - da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) desde outubro de 2006. Atuou como Editor da Revista Radis - Comunicação e Saúde entre outubro de 2014 e fevereiro de 2021. Atualmente atua como repórter na mesma publicação.

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação e Saúde (PPGICS) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), onde integra o Grupo de Estudos Comunicação e Desigualdades em Saúde. Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), é especialista em Comunicação e Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP). Servidor público na Fundação Oswaldo Cruz (RJ) desde 2006, integra a equipe de jornalismo do programa Radis - Comunicação e Saúde (www.ensp.fiocruz.br/radis), da Ensp/Fiocruz, onde foi editor, entre 2014 e 2021. É um dos coordenadores do Grupo de Trabalho de Comunicação e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (GTCOM/ABRASCO) e colaborador do Observatório Saúde na Mídia (OSM). Tem experiência com práticas de Jornalismo e Saúde e com ações de consultoria, assessoria e ensino em organizações do Governo e do Terceiro Setor. Atualmente, pesquisa comunicação, visibilidade social, políticas públicas e saúde, com foco nas populações em situação de vulnerabilidade.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6596986241301868

Você também pode assistir aqui:

Voltar ao topoVoltar