Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Editora Fiocruz é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico


18/07/2024

Fonte: Editora Fiocruz

Compartilhar:

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou hoje (18/7) a lista de obras finalistas do I Prêmio Jabuti Acadêmico, desdobramento do prêmio Jabuti dedicado às publicações das áreas científicas, técnicas e profissionais. Dois livros da Editora Fiocruz estão entre os cinco selecionados de suas categorias.

Conheça as obras da Editora Fiocruz indicadas

O livro Avaliação das Políticas de Alimentação e Nutrição: contribuições teóricas e práticas figura como finalista na categoria Ciência de Alimentos e Nutrição. As organizadoras são a coordenadora do Laboratório de Ensino em Pesquisa em Alimentação e Nutrição da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), Denise Cavalcante de Barros e as pesquisadoras do Departamento de Endemias Samuel Pessoa, também da ENSP, Marly Marques da Cruz e Santuzza Arreguy Silva Vitorino. Conheça mais sobre o livro.

Já na categoria Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social, o livro finalista é Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos no Brasil. Os autores são o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro do Grupo de Pesquisas em Atenção Primária à Saúde (PeqAPS) na ENSP, Adriano Maia dos Santos, a professora da Universidade de São Paulo (USP), Aylene Bousquat, as pesquisadoras da ENSP, Ligia Giovanella e Márcia Fausto, além da professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Patty Fidelis de Almeida. Conheça mais sobre o livro.

A obra Testosterona: a biografia de um hormônio, de Lucas Tramontano, pesquisador do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), chegou a ficar entre os semifinalistas, anunciados na última quarta-feira (10/7), mas não passou para a última fase da premiação. Conheça mais sobre o livro.

Prêmio Jabuti Acadêmico

Esta é a edição de estreia do prêmio Jabuti Acadêmico, realizado pela CBL com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Trata-se de uma distinção anual criada, segundo o portal do prêmio, com o objetivo de "incentivar e valorizar a excelência na produção acadêmica nacional, buscando reconhecer contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, social, político e cultural do país".

Já na sua primeira edição, o prêmio recebeu 1.953 inscrições, que se dividiram em dois eixos: Ciência e Cultura e Prêmio Especiais. Os autores premiados receberão a estatueta e um prêmio de R$ 5 mil. Os vencedores serão anunciados em cerimônia no dia 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

Confira a lista completa dos finalistas do Jabuti Acadêmico 2024.

Voltar ao topoVoltar