Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Documentário 'Desova' será exibido no 4º Seminário de Audiovisual e Educação (17/7)


16/07/2024

Nathalia Mendonça (Cooperação Social da Fiocruz)

Compartilhar:

O 4º Seminário de Audiovisual e Educação: metodologias na construção do conhecimento audiovisual da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) vai exibir, em 17 de julho, o documentário Desova. A atividade é aberta ao público e está marcada para as 14h, no Auditório do Museu da Vida da Fiocruz. A atividade é organizada pelo projeto Radar Saúde Favela, da Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz, e pelo Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Claves/Ensp/Fiocruz). 

Dirigido e roteirizado por Laís Dantas, o curta é um documentário da Quiprocó Filmes com apresentação do Fórum Grita Baixada e do Observatório Fluminense da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O filme aborda o desaparecimento forçado na região da Baixada Fluminense e busca compreender as dinâmicas do desaparecimento forçado de pessoas. Além disso, retrata as formas como as mães e familiares das vítimas lidam com os traumas, por meio da criação de grupos e coletivos de apoio.  

Após a exibição do documentário haverá uma roda de conversa com os participantes. Participarão do debate o coordenador do Fórum Grita Baixada Adriano Araújo, a professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pesquisadora do Observatório Fluminense, Nalayne Mendonça Pinto, a doutoranda em Ciências Sociais pelo PPGCS/UFRRJ e pesquisadora do Observatório Fluminense (UFRRJ), Jaqueline de Sousa Gomes, a coordenadora da ONG Filhos nos Braços do Pai, Joseane Martins de Lima Ferreira, e o ativista social William Matheus da Cruz Souza, com atuação na Baixada Fluminense.

Mais informações.

Voltar ao topoVoltar