Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Newsletter 2024.1: Destaques da área de Direitos Humanos da Cooperação Social Fiocruz


17/06/2024

Luiza Toschi (Cooperação Social da Fiocruz)

Compartilhar:

Saiba mais sobre as atividades por área realizadas pelos projetos entre janeiro e junho de 2024. 

Mapa de acolhimento

Grupo de pessoas em péDescrição gerada automaticamente com confiança média

Durante os meses de abril e maio a equipe do projeto "Cuidar de quem cuida" realizou rodas de conversa nos territórios de Boa Esperança (Seropédica), Maré (Rio de Janeiro), Jardim Anhangá (Duque de Caxias) e Salgueiro (São Gonçalo) com o objetivo de mapear os dispositivos de cuidado em saúde mental disponíveis para acolhimento dos defensores de direitos humanos e promoção da saúde nestes territórios. 

Oficina para realização de nova Cartografia Social 

Grupo de pessoas sentadas ao redor de uma mesaDescrição gerada automaticamente

No dia 11 de maio, no Museu da Vida Fiocruz, aconteceu a primeira das seis oficinas de elaboração do mapeamento das iniquidades em saúde relacionadas as violações em Direitos Humanos e das possibilidades de trabalho em parceria entre defensores populares de direitos humanos no estado do Rio de janeiro. 

Participação em encontro internacional no México

Homem com a boca abertaDescrição gerada automaticamente com confiança baixa

Entre 24 e 26 de abril, os coordenadores do projeto Pessoas com Deficiência, Território e Políticas Públicas participaram do 2º Encuentro de saberes y sentipensares de la dis-capacidad en América Latina, na Cidade do México. O evento debateu a promoção de políticas voltadas para a saúde e a garantia de direitos das pessoas com deficiência na América Latina.

Projeto "Empregabilidade Social da Pessoa Surda" promove ações para trabalhadores surdos e ouvintes da Fiocruz

No início do ano, em fevereiro, o projeto abriu novas turmas para profissionais da Fiocruz que desejam aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras), com oportunidades para Básico 1 e Básico 2. Mais de 400 pessoas se inscreveram para o sorteio das vagas disponíveis dos cursos de Libras. No próximo semestre, novas turmas serão disponibilizadas.

No dia 2 de maio, o projeto realizou evento em comemoração aos 22 anos de oficialização da Libras. O encontro debateu temas como: a história do ensino de Libras; os cursos oferecidos pelo projeto para profissionais ouvintes da Fiocruz; a importância do idioma no ambiente de trabalho; relatos de pessoas ouvintes na aquisição do idioma; além de oferecer dinâmicas de Libras para o público presente.

Nos dias 7, 14, 21 de maio e 4 de junho, também foi realizado um ciclo de quatro oficinas temáticas alinhado à Política de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência da Fiocruz e os princípios da Saúde do Trabalhador, a partir de uma articulação das coordenações de Cooperação Social e Gestão de Pessoas e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). As oficinas foram construídas em torno das temáticas do trabalho e envelhecimento, etarismo, leis e regras para aposentadoria da pessoa com deficiência, procedimentos e processos junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os temas foram conduzidos pelo projeto em parceria com especialista da área do direito previdenciário. O público reunido nos encontros anteriores alcançou um total de 60 trabalhadores surdos. 

O projeto "Empregabilidade Social da Pessoa Surda" é coordenado pela Cooperação Social da Presidência (CCSP) e pela Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe), em articulação com o Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro (CVI-Rio). 
 

.

Voltar ao topoVoltar