17/06/2024
Luiza Toschi (Cooperação Social da Fiocruz)
Saiba mais sobre as atividades por área realizadas pelos projetos entre janeiro e junho de 2024.
Mapa de acolhimento
Durante os meses de abril e maio a equipe do projeto "Cuidar de quem cuida" realizou rodas de conversa nos territórios de Boa Esperança (Seropédica), Maré (Rio de Janeiro), Jardim Anhangá (Duque de Caxias) e Salgueiro (São Gonçalo) com o objetivo de mapear os dispositivos de cuidado em saúde mental disponíveis para acolhimento dos defensores de direitos humanos e promoção da saúde nestes territórios.
Oficina para realização de nova Cartografia Social
No dia 11 de maio, no Museu da Vida Fiocruz, aconteceu a primeira das seis oficinas de elaboração do mapeamento das iniquidades em saúde relacionadas as violações em Direitos Humanos e das possibilidades de trabalho em parceria entre defensores populares de direitos humanos no estado do Rio de janeiro.
Participação em encontro internacional no México
Entre 24 e 26 de abril, os coordenadores do projeto Pessoas com Deficiência, Território e Políticas Públicas participaram do 2º Encuentro de saberes y sentipensares de la dis-capacidad en América Latina, na Cidade do México. O evento debateu a promoção de políticas voltadas para a saúde e a garantia de direitos das pessoas com deficiência na América Latina.
Projeto "Empregabilidade Social da Pessoa Surda" promove ações para trabalhadores surdos e ouvintes da Fiocruz
No início do ano, em fevereiro, o projeto abriu novas turmas para profissionais da Fiocruz que desejam aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras), com oportunidades para Básico 1 e Básico 2. Mais de 400 pessoas se inscreveram para o sorteio das vagas disponíveis dos cursos de Libras. No próximo semestre, novas turmas serão disponibilizadas.
No dia 2 de maio, o projeto realizou evento em comemoração aos 22 anos de oficialização da Libras. O encontro debateu temas como: a história do ensino de Libras; os cursos oferecidos pelo projeto para profissionais ouvintes da Fiocruz; a importância do idioma no ambiente de trabalho; relatos de pessoas ouvintes na aquisição do idioma; além de oferecer dinâmicas de Libras para o público presente.
Nos dias 7, 14, 21 de maio e 4 de junho, também foi realizado um ciclo de quatro oficinas temáticas alinhado à Política de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência da Fiocruz e os princípios da Saúde do Trabalhador, a partir de uma articulação das coordenações de Cooperação Social e Gestão de Pessoas e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). As oficinas foram construídas em torno das temáticas do trabalho e envelhecimento, etarismo, leis e regras para aposentadoria da pessoa com deficiência, procedimentos e processos junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os temas foram conduzidos pelo projeto em parceria com especialista da área do direito previdenciário. O público reunido nos encontros anteriores alcançou um total de 60 trabalhadores surdos.
O projeto "Empregabilidade Social da Pessoa Surda" é coordenado pela Cooperação Social da Presidência (CCSP) e pela Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe), em articulação com o Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro (CVI-Rio).
.