Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Projeto realiza última oficina para trabalhadores surdos sobre maturidade e aposentadoria


03/06/2024

Ascom/Cooperação Social

Compartilhar:

Encontros iniciados em maio reuniram cerca de 60 trabalhadores da Fundação

Na próxima terça-feira (4/6), o projeto Empregabilidade Social da Pessoa Surda realizará o último encontro do ciclo temático de oficinas Trabalho, maturidade e aposentadoria: saúde e bem-estar para os trabalhadores surdos. A atividade é direcionada aos trabalhadores surdos da Fiocruz e será realizada das 9h às 12h, no auditório da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST), Pavilhão Carlos Augusto da Silva. As oficinas são fruto da parceria entre o projeto, coordenado pela Cooperação Social da Presidência, e o Núcleo de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador Maduro (Naistm/CST/Cogepe). 

Alinhado à Política de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência da Fiocruz e os princípios da Saúde do Trabalhador, a articulação das coordenações de Cooperação Social e Gestão de Pessoas resultou nas quatro oficinas temáticas realizadas nos dias 7, 14 e 21 de maio. As oficinas foram construídas em torno das temáticas do trabalho e envelhecimento, etarismo, leis e regras para aposentadoria da pessoa com deficiência, procedimentos e processos junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os temas foram conduzidos pelo projeto em parceria com especialista da área do direito previdenciário. O público reunido nos encontros anteriores alcançou um total de 60 trabalhadores surdos. 

“A expectativa é que essas oficinas possam ajudar os trabalhadores a pensarem nesse momento e etapa da vida que é voltada tanto para aqueles que já estão em processo de aposentadoria como para aqueles que vão entrar ou já estão se preparando para isso. É uma parceria muito oportuna nesse sentido”, comentou Luciane Ferrareto, coordenadora do projeto Empregabilidade Social da Pessoa Surda. 

Última oficina do ciclo terá o tema 'Planejamento de trabalho, vida e aposentadoria'

Thaysa Maria Garcia, psicóloga e chefe do Naistm, destacou: “A gente tem recebido um retorno maravilhoso. O grupo criou um vínculo de confiança com a gente e isso é importante para que a gente possa desenvolver ações que tenham um impacto positivo na vida e na saúde deles, tanto em relação as questões de carreira e de trabalho quanto a aposentadoria”. A psicóloga ressalta que a ação está instrumentalizando esses trabalhadores para o planejamento de um futuro mais adequado, mais satisfatório e com mais saúde.   

O último encontro temático será uma ação junto aos trabalhadores surdos da Fiocruz, com o tema “Planejamento de trabalho, vida e aposentadoria” com informações e orientações relevantes com base na literatura especializada sobre o tema. A equipe levantou, junto ao grupo de trabalhadores surdos, a demanda de uma oficina de Educação Financeira que será realizada no mês de julho.  

Sobre o projeto 

O Projeto Empregabilidade Social da Pessoa Surda, iniciado em 1994, tem como objetivo promover a inserção de trabalhadores surdos na Fiocruz através de postos de trabalho e processos formativos, colaborando com o fortalecimento da política de acessibilidade e inclusão da Fiocruz. A Coordenação de Cooperação Social realiza a coordenação conjuntamente à Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe).  

Voltar ao topoVoltar