11/06/2024
Luisa Picanço (VPEIC/Fiocruz)
O Colóquio: Avanços e Perspectivas na Vigilância das Síndromes Gripais, organizado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), reuniu na sede da Opas, em Brasília, especialistas do Brasil e do exterior na segunda-feira, 10 de junho, para identificar avanços, desafios e soluções relacionados à vigilância de vírus respiratórios de importância em saúde pública no Brasil.
Representantes da Fiocruz no colóquio do Ministério da Saúde
Dentre os palestrantes, estavam representantes da Fiocruz, como o pesquisador do Programa de Computação Científica da Fiocruz e membro da The Global Health Network América Latina e o Caribe, Marcelo Gomes, que apresentou algumas das estratégias do Infogripe para monitoramento e enfrentamento de desafios na vigilância das síndromes gripais no Brasil. Assim como Marcelo, na mesa sobre “Vigilância das síndromes gripais no Brasil e no mundo”, estava a chefe do laboratório de vírus respiratórios, exantemáticos, enterovírus e emergências e virais do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) na Fiocruz, Marilda Siqueira, que também participou do painel "Medidas de prevenção e controle no contexto dos vírus respiratórios: covid-19, influenza e outros vírus respiratórios de importância em saúde pública".
Pesquisador Marcelo Gomes durante Colóquio: Avanços e Perspectivas na Vigilância das Síndromes Gripais (Foto: Laudemiro Francisco Bezerra)
O pesquisador da Fiocruz pela Fiocruz Bahia, Manoel Barral Netto, fez parte da Mesa “Abordagens estratégicas e desafios nas emergências pelos vírus respiratórios: covid-19, influenza e outros vírus respiratórios de importância em saúde pública”, quando falou sobre o projeto AESOP, que se trata de um sistema de alerta antecipado de surtos com potencial pandêmico, do inglês Alert-Early System of Outbreaks with Pandemic Potential.
Já o pesquisador da Fiocruz pela unidade Fiocruz Mato Grosso do Sul, Júlio Croda, participou do painel sobre Condições pós-covid-19 no Brasil e no Mundo, falando sobre a pesquisa Epicovid 2.0 que faz um inquérito nacional para avaliação da real dimensão da pandemia de Covid-19 no Brasil. No mesmo painel, esteve presente a pesquisadora da Fiocruz pela Fiocruz Minas, Rafaela Fortini para falar sobre covid longa (ou condições pós-covid).
Veja a gravação do Colóquio: Avanços e Perspectivas na Vigilância das Síndromes Gripais pelo YouTube do Ministério da Saúde.
Leia aqui a matéria original do encontro internacional sobre vigilância de síndromes gripais escrita por João Moraes do Ministério da Saúde.