Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Centro de Referência Hélio Fraga celebra conquista do selo de Acreditação Plena

Prédio do Hélio Fragra

19/06/2024

Por: Tatiane Vargas (Ensp/Fiocruz)

Compartilhar:

O Centro de Referência Professor Hélio Fraga, unidade de referência da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) no tratamento da tuberculose, está celebrando um marco excepcional: a conquista do selo 2 de acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O selo prata confere ao CRPHF o certificado de Acreditado Pleno. A conquista será celebrada com um evento no auditório do Centro, na próxima sexta-feira, dia 21 de junho.

O processo de Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa, comprovadamente, atender aos padrões definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconhecidos internacionalmente. A Fundação Vanzolini, Instituição Acreditadora credenciada pela ONA, é responsável pela avaliação, com o apoio do seu grupo de avaliadores.

O Hélio Fraga deu seu primeiro passo em busca da acreditação em 2021. Em seguida, em 2022, recebeu seu primeiro Selo Nível I Acreditado, com validade de dois anos, que considerou todas as áreas de atividades da instituição, incluindo os aspectos estruturais e assistenciais. A acreditação vem sendo fundamental para promover a qualidade e a segurança da assistência no Hélio Fraga e atualmente a instituição celebra a conquista do selo 2. Para a coordenação do Centro, o reconhecimento é reflexo do compromisso e esforço contínuo dos trabalhadores, que com dedicação e trabalho árduo, tornam possível a conquista, reafirmando a excelência do atendimento à população e ao SUS.

A programação do evento comemorativo contará com cerimônia de abertura, entrega do certificado Acreditado Pleno - ONA 2, palestra sobre a importância da segurança do paciente no processo de acreditação, encerramento e palavras finais. 

Voltar ao topoVoltar