01/04/2024
Nelson Niero Neto (PCDaS Divulgação)
Descrição: Sala de Cirurgia no Instituto Fernandes Figueira | Autor: Vinícius Marinho (Fiocruz Imagens/Multimeios/Icict/Fiocruz)
O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), conjunto de dados disponibilizado pela Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS), foi atualizado este mês com informações relativas até janeiro de 2024.
A base, que reúne dados desde agosto de 2005, recebeu 9.149.526 novos registros obtidos junto ao DATASUS. Agora, o conjunto passa a ter 59.803.391 registros no total.
Ao elencar todos os estabelecimentos de saúde brasileiros, sejam públicos, conveniados ou privados, o CNES se tornou uma fonte de informação de extrema relevância para gestores de políticas públicas e pesquisadores da área da saúde. “Entre as bases hoje disponíveis, o CNES é sem dúvida uma das mais importantes, uma vez que permite uma visão geral e abrangente do acesso da população brasileira aos serviços de saúde”, afirma Victor Ribeiro, engenheiro de dados da PCDaS que integra a equipe responsável pela atualização.
Clique aqui para acessar o CNES gratuitamente via notebook Google Colab com codificação em R, baixado em sua íntegra ou consultado via painel interativo para análise visual de dados.
Conjuntos de dados
Além do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), a PCDaS disponibiliza outros cinco conjuntos de dados em seu site: o Pólis PCDaS, o Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH-SUS), o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), o Sistema de Informação sobre Mortalidade – Declaração de Óbitos Fetais (SIM–DOFET) e o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC).
Mais em outros sítios da Fiocruz