Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Abril verde é tema de iluminação do Castelo Mourisco até domingo (28/4)


26/04/2024

Ascom Cogepe

Compartilhar:

O Castelo Mourisco ficará iluminado na cor verde a partir da noite de hoje até domingo (28/4) em adesão à campanha anual do Abril Verde, movimento que tem como objetivo atentar para a necessidade de redução dos acidentes de trabalho e agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar a sociedade para prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho. Além da iluminação do Castelo, a Fiocruz promoveu outros eventos relativos ao mês, Saúde e segurança do Trabalho: aspectos transversais Ruído no trabalho: prevenção é a solução, este último ocorrido no dia 25 de abril, no auditório do Centro de Documentação em História da Saúde (CDHS/COC), em alusão ao Dia Internacional sobre o Ruído no Brasil (Inad Brasil). Confira no canal da Cogepe no Youtube.

No período de 2012 a 2022, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, foram registradas quase 7 milhões de notificações de acidente de trabalho no Brasil, ocasionando cerca de 25 mil mortes. Os números apontam também que, até os dias atuais, foram perdidos 514 milhões de dias de trabalho, gerando um gasto de 152 bilhões de Reais em afastamento de trabalhadores acidentados.

Sobre o dia 28 de abril 

No dia 28 de abril de 1969, uma explosão em uma mina no estado da Virginia (EUA) matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a data foi oficializada pela Lei nº 11.121/2005 como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. 
 
Saiba mais sobre a atuação da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe) na  Fiocruz.

Voltar ao topoVoltar