Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Reunião estratégica entre VPAAPS, diretores de unidades da Fiocruz e deputado Pastor Henrique Vieira (Psol) impulsiona debates contra a fome


27/03/2024

Silvia Batalha (VPAAPS/Fiocruz)

Compartilhar:

Na última segunda-feira, dia 25 de março, o Deputado Pastor Henrique Vieira e dirigentes da Fiocruz se reuniram para discutir projetos voltados para enfrentamento da fome no Brasil e construção de uma agenda no campo da saúde pública. Coordenado pela Vice-Presidencia de Ambiente, Atenção e Promocao da Saude da Fiocruz (VPAAPS), Hermano Castro, destacou a urgência e a complexidade do tema que afeta a nação e em particular as periferias e comunidades em todo o país. Retoma o tema de “Saúde para todas e todos” celebrado pela OPAS/OMS no dia mundial da saúde, Hermano Castro coloca “Comida para todos” como tema na política pública no Brasil.


Foto: Gutemberg Brito (VPAAPS/Fiocruz)

A reunião abordou uma variedade de tópicos para o combate à miséria e à insegurança alimentar. Entre os temas em destaque está a "Agenda da Fome", um conjunto de estratégias para enfrentar esse desafio humanitário.

Durante o encontro, com a presença do assessor de relações institucionais da presidência, dos dirigentes da EPSJV, da ENSP e do ICICT foram enfatizadas a urgência e a importância de realizar ações concretas no combate a fome.


Foto: Gutemberg Brito (VPAAPS/Fiocruz)

Dentre os assuntos discutidos, destacam-se o Programa Nacional das Cozinhas Solidárias e o debate sobre pacto interreligioso de combate à fome como fortalecimento da nossa democracia.

Questões sobre a regulamentação da Lei relacionada às cozinhas solidárias, a importância da agroecologia e o papel dos movimentos sociais no combate à fome também foram levantadas. O diálogo entre diferentes setores e a integração de esforços são vistos como essenciais para avançar na busca por soluções efetivas. Por meio de parcerias estratégicas, debates e ações concretas, espera-se que essa iniciativa contribua significativamente para a promoção da segurança alimentar e o combate à miséria em nosso país.


Foto: Gutemberg Brito (VPAAPS/Fiocruz)

 

Voltar ao topoVoltar