Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Nova edição da Revista Poli rememora 60 anos do Golpe Militar


13/03/2024

Fonte: EPSJV/Fiocruz

Compartilhar:

No mês em que o golpe empresarial-militar completa 60 anos, a reportagem de capa da Revista Poli relembra os principais argumentos que, no passado e no presente, são utilizados para a defesa de medidas e regimes autoritários, como o combate à corrupção e a ‘ameaça’ comunista.  Discutindo semelhanças e diferenças entre os dois momentos históricos, a matéria lembra os episódios recentes de nostalgia da ditadura, com manifestações de rua que, desde 2016, pedem intervenção militar e a tentativa de golpe do 8 de janeiro de 2023.

Mas a edição traz também notícias sobre a democracia, com duas matérias que abordam a participação social na formulação de políticas públicas. Uma delas traz as principais deliberações da Conferência Nacional de Educação (Conae), cujo documento final, entregue ao MEC em 5 de março, deve ser o principal guia do Projeto de Lei do novo Plano Nacional de Educação, a ser elaborado pelo governo federal. A outra é uma entrevista com a Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Isabela Pinto, inaugurando uma série de textos que, nos próximos números da Revista, vão preparar o debate para a 4ª Conferência Nacional da área, que vai acontecer em novembro.

Outra reportagem da edição faz um histórico do papel do Brasil na ‘Diplomacia da Saúde Global’ e elenca algumas das principais ações de cooperação internacional em curso, chamando atenção para a atuação do país à frente da presidência do Grupo de Trabalho de Saúde do G20, mandato que acaba no final deste ano.

Os 20 anos do ‘Brasil Sorridente’, carro-chefe da Política Nacional de Saúde Bucal, são tema de outra reportagem, que faz um balanço dessas duas décadas e aponta os principais desafios da retomada do programa neste momento, em que o governo federal mais que dobrou o investimento nessa área em relação ao ano anterior.

Por último, o verbete da seção ‘Dicionário’ é ‘Precariado’, um termo que é adotado com sentidos distintos mas que, de um modo geral, nomeia parcelas da classe trabalhadora que vivem em condições de maior precariedade.

Boa leitura!

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar