Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Na Malásia, Fiocruz debate dengue, cooperação e Complexo Industrial da Saúde


11/03/2024

Ana Paula Blower (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

A Fiocruz avançou mais um passo no caminho de cooperação com a Malásia. Em visita ao país durante a última semana para a reunião da Aliança Dengue, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação, Marco Krieger, participou de diversas atividades em que debateu possibilidades de cooperação, o Complexo Industrial da Saúde, a vacina de mRNA e inovação em saúde. Na viagem estabeleceu-se a previsão, no fim deste ano, para a assinatura de um memorando de entendimento com o Instituto Nacional de Saúde (NIH, na sigla em inglês) do país.


A Fiocruz participou ainda de eventos em que foram debatidos temas ligados à política do complexo industrial da saúde e inovação em saúde (Foto: Embaixada do Brasil na Malásia)    

A Aliança Dengue é uma iniciativa de cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento de um tratamento para a doença que atinge muitos países da região e da qual a Fiocruz faz parte de seu Conselho Diretor. Em sua reunião, nos dias 4 e 5 de março foi definido o protocolo para a realização dos estudos com o medicamento candidato ao tratamento. Os resultados dos trabalhos até aqui serão publicados em breve, e os ensaios clínicos possivelmente ocorrerão no Brasil. Ainda no âmbito da Dengue Alliance, Krieger esteve em evento de mobilização para atenção aos pacientes, o Dengue Research Visibility Day, realizado no Instituto Nacional de Saúde (NIH, na sigla em inglês), que teve também a participação do embaixador brasileiro na Malásia, Ary Quintella. 

Krieger se encontrou com o ministro da Saúde do país, Dzulkefly bin Ahmad, e com a diretora-geral adjunta de Saúde, Norhayati Binti Rusli. No NIH, Krieger se reuniu também com a diretora do Instituto de Pesquisa Médica, Ami Fazlin Syed Mohamed, quando houve uma apresentação institucional da Fiocruz. “Eles ficaram bastante impressionados com os dados apresentados pela Fiocruz”, contou Krieger.

A expectativa é a de que o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, venha ao Brasil em novembro, quando uma das pautas a serem discutidas será a cooperação. Espera-se que haja, na ocasião, a assinatura do memorando de entendimento com a Fiocruz, cujas áreas de cooperação estão sendo definidas. “Já identificamos áreas de interações importantes, como no caso da dengue. A Malásia também tem o Projeto Wolbachia sendo desenvolvido lá. E, adicionalmente, há outras áreas como a de produção de kits diagnóstico”, comentou Marco Krieger.


O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, e o ministro da Saúde da Malásia, Dzulkefly bin Ahmad, em encontro no qual discutiram a cooperação Sul-Sul (Foto: Embaixada do Brasil na Malásia)

Acesso equitativo a medicamentos 

A Fiocruz participou ainda de dois eventos realizados no país, quando foram debatidos temas ligados à política do complexo industrial da saúde e inovação em saúde - as participações foram lideradas pela embaixada brasileira na Malásia. Em 8 de março foi realizado um fórum sobre acesso equitativo a medicamentos, o Brazil - Malaysia: Equitable Access to Medicines. A Fundação foi representada pelo vice-presidente. Convidado de honra, Krieger falou sobre política brasileira para o Complexo Econômico-Industrial da Saúde e o hub para a vacina de mRNA. O embaixador Ary Quintella também participou, realizando as observações introdutórias, do evento. 

Nos dias 7 e 8 foi realizado um fórum sobre oportunidades de comércio entre Ásia e países da América Latina e Caribe, o Inter-Regional Business Forum (IRBF). Krieger participou de um painel sobre a importância da inovação na colaboração, “criando sinergias em ciência, tecnologia e inovação”. 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar