Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Especial Dengue da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz traz compilado de experiências bem-sucedidas


07/03/2024

Por Katia Machado (Plataforma IdeiaSUS Fiocruz)

Compartilhar:

O Brasil já ultrapassa 1,2 milhões de casos prováveis de dengue e 278 mortes pela infecção. O atual cenário epidemiológico da doença, divulgado pelo Ministério da Saúde, em 5 de março, mostra ainda que são os adultos, entre 20 e 39 anos, os principais infectados, com predominância no público feminino (55,5%). Ao todo, nove estados, entre eles Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Amapá, Distrito Federal e, por último, São Paulo, após registrar mais de 135 mil infecções e 31 óbitos, já decretaram emergência para a dengue. E 192 municípios publicaram decretos devido à alta de casos da doença.

Mobilizada com as ações de combate à doença, a Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, que atualmente abriga mais de três mil práticas do SUS, realça mais de 60 experiências sobre a temática. São soluções que podem ser replicadas em todo o país, como a iniciativa do SUS de Várzea do Poço, na Bahia, que faz uso do peixe piaba na eliminação de larvas do mosquito em caixas d’água, cisternas e tantos outros depósitos de água.

Página inicial do especial dengue da plataforma IdeiaSUS
Conhecido como barrigudinho, esse peixe se alimenta das larvas depositadas na água pelo vetor dos vírus. Já, em Agrestina, Pernambuco, o controle do Aedes é feito com ovitrampas, ou seja, armadilhas de oviposição que determinam a dispersão vetorial, permitindo identificar as regiões mais vulneráveis para a proliferação da doença e avaliar as ações de controle do mosquito.

São potentes ações que focalizam o controle do vetor, o mapeamento de caixas d’água, com o apoio de drones, a prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito, a exemplo da simples produção de um repelente natural à base de cravo-da-índia, planta medicinal com propriedades inseticidas, bem como a formação dos agentes comunitários de saúde, a qualificação de profissionais de saúde quanto ao manejo clínico da doença, a comunicação em saúde, a integração entre as vigilâncias ambiental, epidemiológica e sanitária, o Programa Saúde nas Escolas, entre outras. 

Acesse o Especial Dengue da Plataforma IdeiaSUS e saiba como o SUS está agindo em diferentes frentes contra as arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti. 

Serviço

- Plataforma IdeiaSUS Fiocruz

- Especial Dengue IdeiaSUS Fiocruz
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar