Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Mata Atlântica promove Dia D de Combate à Dengue


04/03/2024

Isis Breves (Fiocruz Mata Atlântica)

Compartilhar:

Com o tema 10 minutos contra dengue, a Fiocruz Mata Atlântica (FMA) abre o campus para promover o Dia D de combate à Dengue nas comunidades da Colônia Juliano Moreira (CJM) na próxima quarta-feira (6/3), às 8h30. A ação será voltada para os moradores, representantes de dispositivos e escolas, trabalhadores e parceiros do território para intensificar as medidas de prevenção e cuidado. 

“O combate à epidemia de dengue é uma responsabilidade de todos nós, e a Fiocruz Mata Atlântica tem o papel de desenvolver um território sustentável e saudável com as comunidades do entorno. Liderar uma iniciativa de construção coletiva que envolve todas as equipes da FMA, em que possamos compartilhar informações para conscientizar a população, gerar multiplicadores para promoção da saúde, esse é o nosso objetivo em promover essa ação. Será um dia de troca com palestras e oficina para prevenção e enfretamento da doença”, explica o coordenador executivo da FMA, Ricardo Moratelli.

A programação inclui palestras sobre medidas de prevenção e controle de criadouros do mosquito Aedes aegypti, sinais e sintomas, gestão de resíduos e a oficina Tela de Mosquiteiro. Será uma manhã intensa de troca de informações, conscientização e mobilização. No entanto, as ações da FMA não se resumem a esse dia D: ao longo de março, a equipe de manutenção e jardinagem da Fiocruz no campus reforçaram a vigilância através de varreduras diárias, identificando e tomando as devidas providências para sanar os possíveis focos do mosquito. 

“Buracos, alojamento, valas, geração de lixo no entorno do campus são alguns exemplos do que já foi identificado e estão sendo providenciados pela equipe de manutenção em conjunto com a equipe de jardinagem”, comenta o coordenador da equipe Sima/Cogic da FMA, Luiz Santos. 

“Não vamos parar. Diariamente, a equipe de jardinagem faz a varredura no campus e no entorno, como em Trilha, Finção, Caminho da Cachoeira, que são comunidades locais para identificar e orientar. Quando precisa de intervenção como coleta de resíduo, obras etc., acionamos a equipe de manutenção para sanar os problemas identificados”, diz o coordenador da equipe de Jardinagem da FMA, Danilo Fonseca.

O controle da dengue e do mosquito Aedes aegypti estão entre os maiores desafios da saúde pública no Brasil e no mundo, exigindo ações de todas as esferas de gestão e participação ativa da população. Ações locais fazem a diferença e essa é a mensagem que a FMA quer passar nessa ação. A epidemia de dengue é uma realidade anual e dados do Ministério da Saúde impactam: desde o início de 2024 até o momento, foram notificados cerca de 973 mil casos suspeitos de dengue no país, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com 195 óbitos confirmados e 672 em investigação. 

Voltar ao topoVoltar