Início do conteúdo

121 anos da Fiocruz: trabalhadores no combate à Covid-19 recebem homenagem

25/05/2021

Simone Kabarite (Fiocruz)

Compartilhar:

Na data em que comemora 121 anos de história, a Fiocruz homenageia o conjunto de seus trabalhadores que não mediram esforços no combate à pandemia de Covid-19, e reafirmaram o compromisso com a instituição, com a saúde pública e a ciência do país. No evento, marcado para 26 de maio, também serão lembradas as milhares de vítimas do novo coronavírus.

A homenagem está em consonância com a 72ª. Assembleia Mundial da Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS), que designou o ano de 2021 como o Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidados, reconhecendo a dedicação de milhões de profissionais de saúde e cuidados no enfrentamento da pandemia Covid-19.

Como na sua fundação – 25 de maio de 1900 -, em 2020, quando seriam celebrados seus 120 anos, a Fundação foi desafiada a dedicar ações para o enfrentamento de uma grave crise sanitária. Foram várias iniciativas, nas mais diversas áreas, desde ações de comunicação, a construção de Unidades de Diagnóstico da Covid-19 e de um novo Centro Hospitalar, à produção da vacina Astrazeneca/Fiocruz. A concretização destas ações só foi possível graças à dedicação de todos os trabalhadores da instituição.

A presidente da Fundação, Nísia Trindade, fará a abertura do evento, às 9h, que será realizado de forma on-line. Na sequência, acontecerá o lançamento da campanha #vacinafiocruz, bem como a apresentação do vídeo dos 121 anos da Fiocruz em homenagem aos trabalhadores. Em seguida, a mesa de debates A Fiocruz no enfrentamento da Pandemia: inovando a tradição, que contará com a participação de Simone Kropf, pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz, Gabriel Wallau, pesquisador do Instituto Aggeu Magalhães, e Zélia Profeta, pesquisadora e diretora do Instituto Renê Rachou (Fiocruz Minas). Às 10h15, será a vez do evento Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia em Saúde 2021 do Cris/Fiocruz sobre o tema: Clima e Saúde: rumo à Glasgow.

Na parte da tarde, a programação será dedicada à entrega dos títulos de Pesquisadores Eméritos e a uma homenagem aos trabalhadores com 30 anos em atividade na Fiocruz. Ao final do evento, às 18h será realizado o Entardecer Solidário, uma live para arrecadar doações.

Confira a programação completa do evento no Portal Fiocruz

Voltar ao topoVoltar