Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisador da Fiocruz recebe prêmio da OMS


11/02/2020

Por: Mayra Malavé (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou no sábado (8/2) o resultado do prêmio Dr. Lee Jong-wook de Saúde Pública de 2020, em que o vencedor foi o coordenador da rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) e pesquisador do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescentes Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), João Aprígio Guerra de Almeida.
 
O prêmio concedido pela OMS homenageia cientistas e instituições do mundo que alcançaram progressos no campo da saúde das populações. Na edição 2020 o prêmio reconhece o trabalho de João Aprígio, que desde 1998, trabalha na promoção do aleitamento materno no Brasil e no mundo, contribuindo desta forma na redução da mortalidade infantil.

O prêmio Dr. Lee Jong-wook de Saúde Pública 2020 será entregue em cerimônia da Assembleia Mundial da Saúde, no mês de maio, em Genebra, Suíça. “Esse reconhecimento é nosso, é do SUS, é de todos os trabalhadores de saúde que constroem a rBLH e é, acima de tudo, da Fiocruz, uma casa que permite sonhar e realizar”, comentou João sobre a notícia da premiação.


João Aprígio é coordenador da rBLH e pesquisador do IFF/Fiocruz (Foto: Fiocruz)

Rede de Bancos de Leite Humano

O leite humano tem tudo o que o bebê precisa até os seis meses de vida, protegendo-o contra doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Desta forma, o Banco de Leite Humano é uma estratégia essencial para a redução de mortes de bebês. Sendo o Brasil o país com a maior rede de BLH do mundo, com cerca de 160 mil litros de leite materno distribuídos anualmente, não é por acaso que o modelo nacional é replicado em mais de 20 países, salvando milhares de vidas todos os anos no mundo todo. 

Em 2019, os países que integram o grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), além do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai), decidiram criar seus Bancos de Leite para se juntar à rBLH, tomando como base a experiência brasileira não apenas na coleta e distribuição - com controle de qualidade rigoroso - de leite humano a recém-nascidos prematuros e de baixo peso, mas também na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno como ação essencial no combate da mortalidade infantil.

Conheça a rede Global de Bancos de Leite Humano!

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar