No desenvolvimento de suas iniciativas, a Coordenação de Cooperação Social da Presidência se articula com Unidades Técnico Científicas da Fiocruz, instituições e órgãos públicos, organizações populares e movimentos sociais visando incidir politicamente para construção de políticas públicas saudáveis e territorializadas. Essas iniciativas estão organizadas nas áreas abaixo.
Comunicação
Área orientada pelo referencial da Comunicação Pública, em alinhamento com a Política de Comunicação da Fiocruz. Além das ações de comunicação institucional, desenvolve projetos e pesquisas em parceria com organizações populares atuantes no campo da comunicação territorializada.
Conheça os projetos da área de Comunicação.
Cultura
Área articulada com o campo institucional (em formação) de Arte, cultura, ciência e Saúde na Fiocruz. Como estratégia para promoção da saúde, desenvolve projetos de fomento à arte com perspectiva crítica e insurgente em territórios periféricos. Busca contribuir para cenários de governança territorial democrática e para processos típicos de políticas públicas saudáveis.
Conheça os projetos da área de Cultura.
Desenvolvimento de territórios saudáveis e sustentáveis em centros urbanos
Área alinhada ao Programa Institucional de Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Fiocruz e da Agenda 2030. Desenvolve ações de pesquisa-ação, na perspectiva da construção compartilhada do conhecimento e na lógica da Promoção da Saúde emancipatória, junto à territórios vulnerabilizados nos centros urbanos, de modo a:
I) reforçar o Capital Social local;
II) induzir e apoiar a formação de redes e plataformas colaborativas;
III) desenvolver metodologias de fortalecimento da governança territorial democrática reaplicáveis;
IV) formar na ação (educação) lideranças sociais;
V) articular o debate sobre conceitos/categorias e práticas no desenvolvimento de ações territorializadas com as outras áreas da Cooperação Social e Unidades da Fiocruz.
Direitos humanos
Área que adota o trabalho em rede como dispositivo para fortalecer as lutas em defesa da garantia dos direitos humanos e sociais. Alinhada aos marcos nacionaisl e internacionais dos Direitos Humanos e ao acúmulo institucional relacionado ao tema, busca promover ações de construção compartilhada do conhecimento junto a territórios e populações vulnerabilizadas.
Conheça os projetos da área de Direitos humanos.
Educação
Área que articula os princípios e práticas da Educação Popular, Territorializada e Cidadã ao modo de agir em cooperação social, desenvolvendo propostas pedagógicas que valorizam o saber popular e a construção compartilhada do conhecimento. Os cursos, oficinas, pesquisas e rodas de conversa desenvolvidos por essa área são realizados em parceria com as Unidades Técnico Científicas da Fiocruz, escolas públicas, movimentos sociais e organizações de base comunitária.
Conheça os projetos da área de Educação.
Juventude
Área que atua nos eixos de pesquisa; ensino, informação e comunicação; serviços e ações de base territorial, a partir dos marcos referenciais do Estatuto da Juventude. Desenvolve projetos em parceria com movimentos sociais juvenis com vistas ao engajamento das novas gerações para o fortalecimento do SUS e pelo direito à saúde da população jovem. Prospecta e desenvolve parcerias com instâncias governamentais, universidades, sociedade civil e cooperação internacional para a construção de políticas públicas mais alinhadas com as necessidades em saúde das juventudes brasileira.
Conheça os projetos da área de Juventude.