Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Coordenação de Promoção da Saúde lança documentário sobre Encontros de Saúde, Cultura, Comunicação e Cidadania


22/10/2024

Simone Kabarite (Coordenação de Promoção da Saúde/VPAAPS)

Compartilhar:

Evento antecedeu a 2ª Conferência de Promoção da Saúde da Fiocruz 

Na véspera da abertura da 2ª Conferência de Promoção da Saúde da Fiocruz, a Coordenação de Promoção da Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) promoveu, no dia 7 de outubro, o lançamento do documentário Encontros de Saúde, Cultura, Comunicação e Cidadania, no auditório da Ensp. O evento teve o intuito de apresentar o registro das atividades aos participantes dos Encontros e fazer uma espécie de aquecimento para a Conferência. 

Realizado em parceria com o coletivo Narractiva Periférica, o documentário aborda os Encontros com moradores de Tinguá, em Nova Iguaçu, e a equipe de Promoção da Saúde, no primeiro semestre de 2024, que colocou em prática diversas dinâmicas para debater e refletir sobre conceitos que envolvem a promoção da saúde (veja a matéria).

Na sessão, estiveram presentes moradores de Tinguá e estudantes da Colégio Estadual dos Lírios, além da representante do Ministério da Saúde, que trabalha no Gabinete da Ministra assessorando o debate sobre as Políticas Públicas em Saúde nas Periferias, Márcia Pereira. “Eu fiquei muito contente com o convite. Quero lembrar que uma das frentes de atuação da pasta é a com a juventude. Queremos que os jovens se aproximem e tenham acesso a conteúdos para eles. Essa troca de saberes é fundamental para a promoção da saúde integral. Vamos fazer uma parceria pra levar essa iniciativa para outras periferias.”, destacou.

Para Eric Antônio, aluno do pré-vestibular de Tinguá, a iniciativa possibilitou entrar em contato com temas sobre a saúde, que até então desconhecia. “Pontuar que a relação entre bem-estar e saúde é importante como prevenção foi algo novo para mim. Puder entender essa relação, ter consciência, a partir do conhecimento desses fatores”, afirmou.

A Coordenadora de Promoção da Saúde da Fiocruz, Adriana Castro, destacou que a descentralização é uma característica da atividade e deve guiar o grupo para garantir a continuidade do trabalho. “A Fiocruz tem como uma de suas atribuições a possibilidade de juntar pessoas. Com isso, novas conexões vão sendo estabelecidas e abrem caminhos. Agora, vocês podem se articular para ganhar parcerias, buscar financiamentos de organizações para promover novas atividades”, frisou.  

O documentário estará disponível em breve na plataforma da VideoSaúde Distribuidora Fiocruz. Após a sessão de lançamento, o grupo fez uma visita guiada ao Museu da Vida e ao Castelo Fiocruz.

 

Voltar ao topoVoltar