Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Projeto com participação da Fiocruz terá sessão do filme 'Grande sertão' (7/7)


03/07/2024

Cooperação Social da Fiocruz

Compartilhar:

A próxima sessão do projeto Domingo é Dia de Cinema ocorrerá neste domingo (7/7), no Estação NET Cine Botafogo, às 9h, com a exibição do filme Grande sertão. A proposta é debater a (in)segurança pública e a situação de violência vivenciada nas favelas cariocas, baseando-se na obra dirigida por Guel Arraes. Adaptado do clássico romance brasileiro Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, o filme retrata o conflito entre policiais e bandidos em uma comunidade controlada por facções criminosas. O debate contará com a participação dos atores Caio Blat e Luisa Arraes, protagonistas do filme. Além deles, estarão presentes Nlaisa Luciano (educadora popular e ativista LGBTQIAPN+), Carolina Oliveira (educadora popular e coordenadora do Movimento de Educação Popular +NÓS Complexo do Alemão) e Léo Bueno (da Cooperação Social da Fiocruz e doutor em Planejamento Urbano e Regional).

Mensalmente, o Estação NET Cine Botafogo abre suas portas para o Domingo é Dia de Cinema, uma iniciativa cultural voltada principalmente para estudantes de pré-vestibulares sociais, comunitários e populares. As sessões, seguidas de debates, são realizadas em parceria com o Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro (FPVP-RJ) e com o projeto Tecendo Diálogos, que mobilizam as bases para que moradores de periferias em preparação para a universidade participem de aulões em uma sala de cinema, explorando temas correlacionados aos filmes escolhidos. Desde o ano passado, o Domingo é Dia de Cinema se tornou o ponto central para os aulões  do FPVP-RJ. Segundo Lourrane Cardoso, educadora popular e coordenadora do JPaulas, em Jacarepaguá, “essa parceria tem sido importante para gente inserir os nossos pré-vestibulares nesses espaços de cultura, que são muitas das vezes negados para pessoas como nós, educadores populares, e os nossos alunos”.

León Diniz, idealizador do Domingo é Dia de Cinema, destaca que este é um espaço que  proporciona ao público a oportunidade de assistir filmes que normalmente não estão disponíveis na rede dominada pelas grandes empresas de distribuição, por não serem obras totalmente comercializáveis. León explicou, que os debates promovidos nas sessões “normalmente são com pessoas da universidade, movimentos sociais e dos próprios pré-vestibulares. Tem gente que integrou as primeiras turmas que assistiram e que hoje são mestres, doutores e especialistas em diferentes temas, que vêm participar do Domingo é Dia de Cinema”. Refletindo sobre a importância do projeto, ele afirma que “isso, na verdade, faz parte da formação das pessoas para que possam debater assuntos espinhosos, para além do senso comum. O tema, filme e debatedores são escolhidos para ajudar a passar no vestibular da universidade e no vestibular da vida”.

Domingo é Dia de Cinema é uma atividade cultural com caráter político-pedagógico desde 2000. Apesar de priorizar estudantes de movimentos de educação popular, o evento é aberto ao público com ingresso no valor de R$ 5. O Estação NET Cine Botafogo fica na Rua Voluntários da Pátria 88, em Botafogo.

Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro 

O Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro (FPVP-RJ) é uma frente de educação popular composta por pré-vestibulares sociais, comunitários e populares diversos entre si, mas que visam o acesso ao ensino superior da juventude periférica e favelada, bem como a transformação da sociedade com foco na justiça social. Em sua atuação no estado, o FPVP-RJ se propõe a articular e fortalecer o campo da educação popular a partir da construção de uma agenda comum entre os grupos que compõem o Fórum; realizar pesquisa de mapeamento dos pré-vestibulares populares no Estado do Rio de Janeiro; e promover ações político-pedagógicas por meio de encontros temáticos, seminários de educação popular, aulões e encontros regionais. Além de organizar o fomento e apoio para impulsionar a educação popular em territórios periféricos.

O Tecendo Diálogos é um projeto que promove aproximação e produção de conhecimento entre os campos da Promoção da Saúde e da Educação Superior a partir do debate entre Fiocruz, movimentos sociais, técnicos, pesquisadores, universidades públicas, militantes de pré-vestibulares populares e estudantes de favelas e periferias do estado. A articulação de ações coordenadas para fomentar o diálogo entre conhecimento técnico e o saber popular em territórios socioambientalmente vulnerabilizados fortalece a potência da juventude organizada em torno do Fórum de Pré-vestibulares Populares do Rio de Janeiro e do Fórum Favela-Universidade. O projeto está inserido na Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz e conta com a parceria interna do Museu da Vida da Fiocruz e do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), entre outros atores sociais e institucionais.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar