07/06/2023
Fonte: Ensp/Fiocruz
Para comemorar o Mês do Meio Ambiente, celebrado em junho, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) preparou diversas atividades comemorativas entre os dias 14 e 15/6. Com o tema A questão ambiental no contexto político brasileiro, a Semana do Meio Ambiente Ensp 2023 contará com um Centro de Estudos sobre crises ambientais e climáticas; Rodas de Conversa sobre ‘ambiente, saúde e emancipação social’; e ‘contaminação ambiental e impacto na saúde’; Oficinas de Alimentação Viva do Projeto Terrapia; apresentação cultural com a banda Ciência e Poesia; além do Espaço Aberto, com atividades e ações que envolvem cuidado, cultura e convívio.
A Semana do Meio Ambiente Ensp é organizada pela direção da Escola em parceria com a Vice-Direção de Desenvolvimento Institucional e Gestão (VDDIG) e com apoio do Serviço de Gestão do Trabalho (SGT), do Serviço de Gestão da Sustentabilidade (SGS), do Grupo de Trabalho Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (GT PICS), e da Coordenação de Comunicação Institucional da Ensp (CCI).
Ceensp, Espaço Aberto e Oficinas de Alimentação Viva
O Espaço Aberto marcará presença nos dois dias de atividades, 14 e 15 de junho, no pátio da Ensp. Nele, serão promovidas diferentes atividades e expressões da relação entre sociedade, saúde e meio ambiente. No dia 14 de junho, o Espaço Aberto oferecerá aulas de yoga laboral (às 10h), meditação (às 12h) e auriculoterapia (às 12h30). Já no dia 15 de junho, acontecerá a Feira Agroecológica Josué de Castro Saberes e Sabores; ação do Projeto Livro em Movimento; Oficina do Imaginário; duas Rodas de Conversa; Exposição e venda de livros e revistas; Exposição de fotos; Ecoponto; entre outras ações.
Na quarta-feira, 14 de junho, às 14h, acontecerá o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos (Ceensp) com o tema Crises Ambiental e Climática: O caminho dos povos originários, movimentos sociais, da ciência e das políticas públicas, com transmissão ao vivo pelo canal da Ensp no Youtube e presencialmente na sala 410 da Escola.
No dia 15 de junho, quinta-feira, a programação se estenderá ao longo do dia. O Projeto Terrapia, vinculado ao Serviço de Gestão da Sustentabilidade da Ensp, promoverá duas Oficinas de Alimentação Viva. Uma das 9 às 11h30, com a preparação do tradicional Suco de Clorofila, e uma das 13 às 16h, na qual será preparada a Torta Viva. Os interessados em participar devem realizar inscrição prévia pelos links abaixo. As Oficinas acontecerão no Espaço de Alimentação da Ensp, localizado no andar térreo.
Inscrições Oficina Alimentação Viva Suco de clorofila
Inscrições Oficina Alimentação Viva Torta Viva
A alimentação viva proposta pelo Projeto Terrapia tem como base a ingestão de sementes germinadas e alimentos crus de origem vegetal, visando valorizar a vitalidade contida nos mesmos na perspectiva da promoção da saúde e da agroecologia.
Rodas de Conversa e Intervenção Cultural
No dia 15 de junho, quinta-feira, às 10h, a Roda de Conversa Ambiente, saúde e emancipação social em periferias urbanas: experiências em favelas e ocupações no Rio e Salvador, debaterá as experiências e aprendizados da pesquisa Conexões entre agroecologia, moradia digna e cuidado na construção de territórios urbanos sustentáveis e saudáveis em tempos de Covid-19, realizada pelo Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde (Neepes/Cesteh/Ensp/Fiocruz), coordenado pelo pesquisador da Escola, Marcelo Firpo, que participará da atividade junto com outros convidados.
Na hora do almoço, quinta-feira, às 12 horas, a Banda Ciência e Poesia entrará em cena para uma intervenção cultural. A banda é um projeto transdisciplinar e intercultural, coordenado pelo pesquisador da Ensp, Paulo Basta, que também é médico, compositor e produtor cultural. Segundo ele, resultados de pesquisas dedicadas à valorização cultural e à promoção da saúde e dos direitos dos povos originários do Brasil se fundem com ritmos e batidas nativas, revelando por meio de canções temáticas, videoclipes e performances artísticas o quê há de mais autêntico na cultura brasileira.
Ainda no dia 15 de junho, à tarde, a partir das 14h, será realizada uma Roda de Conversa com o tema Contaminação das múltiplas matrizes ambientais e seus impactos na saúde, que contará com a participação do pesquisador da Ensp, Paulo Basta, entre outros convidados.
Acompanhe os canais de comunicação da Ensp e saiba mais sobre a programação da Semana do Meio Ambiente ENSP 2023:
Informe Ensp
Facebook
Instagram
YouTube
Twitter
Dia Mundial do Meio Ambiente 2023
Neste ano, em 5 de junho, comemorou-se pela 50ª vez o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em 2023, o alerta foi sobre como a eliminação da poluição plástica é fundamental para a manutenção da vida. Sob o lema #CombataAPoluiçãoPlástica, a data ofereceu uma oportunidade para ampliar o apelo aos governos, cidades e empresas, a fim de que invistam e implementem soluções para acabar com a poluição plástica.
Mais em outros sítios da Fiocruz