07/06/2022
Gustavo Mendelsohn de Carvalho (CCS)
Realizada na Tenda da Ciência Virgínia Schall, a primeira parte da reunião presencial do CD Fiocruz, realizada em 3/6, foi dedicada ao programa Sexta de Conversa, uma edição especial, integrando as comemorações dos 122 anos da Fundação e dedicada ao Balanço de Gestão (2020-2021). Com foco na atuação institucional na pandemia da Covid-19, o programa foi transmitido pelo canal da Fiocruz no YouTube, e contou com a presença de convidados, que abordaram aspectos contemplados no Relatório Balanço de Gestão sobre o período publicado no Portal Fiocruz.
Em sua fala inicial, a presidente Nísia Trindade Lima lembrou as perdas, angústias e medos causados pela pandemia, “um mal público para o qual as ciências e tecnologias puderam encontrar respostas, como as vacinas que são um bem público, graças ao nosso Sistema Único de Saúde (SUS) e ao Plano Nacional de Imunizações (PNI) que ajudamos a construir”. Para Nísia, “são necessárias políticas econômicas e sociais na preparação do enfrentamento de novas emergências sanitárias, levando em conta as questões ambientais e a redução das desigualdades, com investimentos constantes em Ciência, Tecnologia e Inovação e para fortalecer o SUS”. Ela ressaltou também a importância do trabalho de todas as unidades e trabalhadores das diversas áreas de atuação da Fiocruz nos esforços para o enfrentamento da pandemia.
Entre os convidados que participaram remotamente do programa, a presidente da Federação Democrática Internacional de Mulheres e membro do Conselho Superior da Fiocruz, Marcia Campos, enfatizou o papel das mulheres no enfrentamento da pandemia. A presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader, ressaltou a produção de conhecimento científico para que a verdade prevaleça durante a crise. A presença da Fundação no território, simbolizando esperança de vida e compromisso social, foi valorizada pela coordenadora do Espaço Casa Viva de Manguinhos, Elizabeth Campos.
A contribuição da Fiocruz na construção e fortalecimento permanente do SUS, foi lembrada na fala do presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Nésio Fernandes. Também o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS, Fernando Pigatto, reafirmou a importância do compromisso institucional com a consolidação do controle social, apoiando sempre as Conferências Nacionais de Saúde, para a conquista de saúde para todos e democracia.
A diretora fundadora da Redes da Maré, Eliana Sousa Silva, participou presencialmente do programa, trazendo um depoimento sobre o apoio institucional, já nos primeiros momentos da pandemia, na busca de soluções coletivas, garantindo às comunidades acesso a informações seguras. “O acesso a vacinas e testagem não seriam suficientes sem o diálogo direto, sem o trabalho conjunto da sociedade e instituições públicas como a Fiocruz”, afirmou.
Também participaram da conversa o diretor da Fiocruz Pernambuco, Pedro Miguel dos Santos Neto, e a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio. Pedro Miguel, relatando o envolvimento da unidade na grave catástrofe que o estado enfrenta, defendeu um posicionamento institucional cada vez mais forte nas questões climáticas e ambientais que afetam a saúde da população. As iniciativas da Fundação para a capacitação de profissionais no enfrentamento da Covid-19 foram ressaltadas por Fabiana, assim como os esforços no campo da saúde mental e atenção psicossocial para mitigar o sofrimento dos trabalhadores no combate à pandemia.
No encerramento do Sexta de Conversa, a presidente Nísia Trindade Lima reafirmou a necessidade de preservar e desenvolver o conhecimento e infraestrutura construídos ao longo desse processo. Ela anunciou a retomada do Coletivo de Gestores, programado para ter início no dia 5 de agosto, quando se comemora o Dia Nacional da Saúde e o nascimento de Oswaldo Cruz. “Para consolidar o aprendizado institucional neste período, que está refletido neste de Balanço de Gestão, assim como para dar concretude às propostas e teses de nosso Congresso Interno”, reforçou.
Durante o programa, que está disponível no YouTube da Fiocruz, também foram apresentados vídeos sobre marcos da atuação da Fiocruz no combate ao Covid-19 (Canal Saúde e Coordenação de Comunicação Social) e da apresentação da Orquestra Maré do Amanhã, gravada no Castelo Mourisco (VideoSaúde).
Leia também:
Orçamento é pauta do CD Fiocruz de maio: avanços e desafios
CD define governança da Política de Memória Institucional
Agenda de eventos do Bicentenário da Independência e dos 150 Anos de Oswaldo Cruz
* Fotos: Peter Ilicciev (CCS)