Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Agenda de eventos do Bicentenário da Independência e dos 150 Anos de Oswaldo Cruz


07/06/2022

David Barbosa (CCS)

Compartilhar:

Os próximos meses de 2022 guardam uma série de datas fundamentais para a história do Brasil e de sua produção científica: os 30 anos da ECO 92, em junho; os 150 anos de Oswaldo Cruz, em agosto; e o Bicentenário da Independência, em setembro. Para celebrar as efemérides, a Fiocruz está preparando uma vasta agenda comemorativa, que foi apresentada na última sexta-feira (3/6) ao Conselho Deliberativo. O calendário é inspirado no tema da Fundação para este ano, Ciência e Saúde para a Soberania e Democracia.

Em relação ao trigésimo aniversário da ECO 92, primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Casa de Oswaldo Cruz (COC) produzirá um vídeo sobre o importante papel da Fundação no evento. Além disso, no dia 16 deste mês, o Canal Saúde exibirá uma edição especial do programa Sala de Convidados sobre o tema, com a presença do pesquisador Luiz Antônio Galvão, do líder indígena e ambientalista Ailton Krenak e do especialista em engenharia ambiental Rubens Born.

Já os planos das comemorações dos 150 anos de Oswaldo Cruz incluem o lançamento de um livro de correspondências científicas e político-administrativas do sanitarista; de uma exposição presencial de longa duração sobre a história da Fundação; e de uma versão on-line da mostra Do Teu Saudoso Oswaldo, que revela ao público algumas das cartas pessoais do pesquisador. Além disso, a Fiocruz planeja uma nova montagem da ópera O Cientista, composta por Silvio Barbato e encenada pela primeira vez em 2006.

Para o Bicentenário da Independência, estão previstas a realização dos seminários Ciência, Saúde e Ambiente, a partir de julho; da Semana Fluminense de Patrimônio, em agosto, organizada pela COC em parceria com instituições do Estado do Rio de Janeiro; e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro, com o tema Bicentenário da Independência: 200 anos de CT&I no Brasil. A Fundação também planeja lançar três documentários elaborados pela COC: Medicina e saúde no Rio de Janeiro, em torno da Independência; Exposição Internacional de 1922: saúde e independência?; e Comunidades de Manguinhos: territórios, saberes locais e Independências.

Leia também:

Orçamento é pauta do CD Fiocruz de maio: avanços e desafios
CD define governança da Política de Memória Institucional

*Fotos: Peter Ilicciev (CCS) / Reprodução - Site Bio-Manguinhos 

Voltar ao topoVoltar