Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Glossário do Acesso Aberto

A B C D E F G I L M N O P R T U V

Recursos Educacionais

São as obras intelectuais utilizadas para fins educacionais, pedagógicos e afins, tais como livros e materiais didáticos complementares, objetos educacionais multimídia, jogos educacionais e outras peças acadêmicas.

Recursos Educacionais Abertos (REA)

REA são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e reuso potencial dos recursos publicados digitalmente. Recursos educacionais abertos podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento (definição publicada em 2011 pela Unesco e pela Commonwealth of Learning - COL).

Relatório de impacto à proteção de dados pessoais

Documentação do controlador que contém a descrição dos processos de tratamento de dados pessoais que podem gerar riscos às liberdades civis e aos direitos fundamentais, bem como medidas, salvaguardas e mecanismos de mitigação de risco. 

Repositório de Dados de Pesquisa

Estrutura tecnológica e gerencial que permite que pesquisadores depositem seus dados de pesquisa para armazenamento e amplo acesso.

Repositório institucional

Sistema de informação para armazenar, preservar e difundir a produção intelectual de dada instituição, geralmente uma comunidade universitária. Pode ser criado e mantido de forma individualizada, ou por grupos de instituições que trabalhem numa base cooperativa.

Reúso

Uso dos dados para propósitos diferentes daquele pelo qual foram originalmente coletados. Geralmente são usados por outros pesquisadores que não os autores dos dados.

Voltar ao topoVoltar