Início do conteúdo

Glossário do Acesso Aberto

A B C D E G H L M P R S

Dado anonimizado

Dado relativo à titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento.

Dado pessoal sensível

Dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou à organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

Dados

Sequência de símbolos ou valores, representados em algum meio, produzidos como resultado de um processo natural ou artificial. Entende-se que dados são observações ou o resultado de uma medida (por investigação, cálculo ou pesquisa) de aspectos característicos da natureza, estado ou condição de algo de interesse, que são descritos através de representações formais e, ao serem apresentados de forma direta ou indireta à consciência, servem de base ou pressuposto no processo cognitivo.

Dados Abertos

Dados são abertos quando qualquer pessoa pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeito a, no máximo, a exigência de creditar a sua autoria e compartilhar pela mesma licença.

Dados administrativos

Dados gerados e/ou acumulados em atividades administrativas do governo.

Dados governamentais

Corresponde à universalidade dos dados gerados e acumulados pelo governo. 

Dados identificados ou dado pessoal

Informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável.

Dados para pesquisa

São os objetos informacionais digitais comumente registrados e aceitos pela comunidade científica como necessários para validar os resultados de pesquisa, sendo dados produzidos para diversos fins e utilizados em pesquisas. Incluem: dados administrativos que registram fatos e estatísticas para posterior referência ou análise, documentos (texto, Word), planilhas (Excel, etc), cadernos de laboratório, cadernos de campo, diários, questionários, transcrições, fitas de áudio, fitas de vídeo, fotografias, filmes, sequências de proteínas ou genéticos, respostas de teste, slides, artefatos, amostras, coleção de objetos digitais adquiridos e gerados durante o processo de pesquisa, conteúdos de banco de dados (vídeo, áudio, texto, imagens), modelos, algoritmos, scripts, arquivos de log, software de simulação, metodologias e fluxos de trabalho, procedimentos operacionais, padrões e protocolos.

Dataset

Conjunto de dados, em tradução livre —trata-se de um arquivo que contém diversos de dados e arquivos sobre um determinado assunto.

Voltar ao topoVoltar