Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Meninas Negras na Ciência

Meninas Negras na Ciência

Compartilhar:
04/04/2023

A história do “Meninas Negras na Ciência’ começa no ano de 2017, quando as educadoras Hilda Gomes e Aline Pessoa idealizam o projeto como uma estratégia de diálogo com a sociedade, com foco nas meninas negras estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual, moradoras das comunidades de Manguinhos, Maré, Jacarezinho e Complexo do Alemão. No segundo semestre de 2019, o projeto é selecionado para receber financiamento da multinacional Merck S/A. Atravessado pela pandemia, o projeto precisou ser adaptado. Além da realização integralmente no ambiente on-line, a realidade imposta pela Covid-19 trouxe novos recortes ao projeto. Geograficamente, foi ampliado para outras regiões do município do Rio de Janeiro e, quantitativamente, teve o número de participantes reduzido.

 

A 1ª edição do projeto “Meninas Negras na Ciência: a divulgação científica como estratégia de promoção da saúde, cidadania e empoderamento” compreendeu o período de setembro de 2020 a julho de 2021, com o patrocínio da Merck SA. Após seis meses, três novos patrocinadores, BASF, TechnipFMC, WHITE MARTINS, viabilizaram o início da segunda edição do projeto. Nesta, continuaram participando as mesmas 10 jovens da edição anterior, junto à uma nova equipe. De dezembro de 2021 a junho de 2022, em um momento de transição para o novo normal pós-pandêmico, ainda prevaleceram as atividades remotas.

 

Desta vez, potencializadas pelo uso de tablets e bolsas-auxílio concedidos às participantes. O desenvolvimento do projeto continuou usando como estratégia principal o diálogo com uma diversidade de mulheres que atuam no campo da ciência e tecnologia, cultura e arte, fomentando o debate de temas como: empoderamento, protagonismo, empreendedorismo, ciência, educação e política, tendo o racismo estrutural como tema transversal em todas as atividades. Os encontros foram realizados no ambiente on-line, recebeu diversas mulheres convidadas e foram marcados por rodas de conversa. Também realizamos atividades presenciais que serão descritas nos desdobramentos. Abra no navegador ou faça o download para conhecer mais sobre o projeto.

 

 

 

 

Acesse a primeira edição do projeto

 

Download

Voltar ao topoVoltar