A animação é fruto da pesquisa “Investigação sobre a saúde de jovens em conflito com a lei privados de liberdade no estado do Rio de Janeiro”, do Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/ Fiocruz). O vídeo é uma iniciativa da Disseminação Científica do PMA/Fiocruz, com a produção do Criar Brasil.
Este vídeo aborda os estereótipos e dificuldades que jovens em conflito com a lei privados de liberdade e equipes técnicas das unidades socioeducativas enfrentam. Demonstra como o cenário melhora quando em vez de abandono há atividades pedagógicas e de saúde, conforme preconiza a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em conflito com a Lei. Lembra que não adianta punir, mas, sim responsabilizar e educar.
A pesquisa foi coordenada por Simone Gonçalves de Assis e Patrícia Constantino, pesquisadoras do CLAVES (ENSP/Fiocruz) e financiada pelo Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde (PMA), uma das ações estratégicas da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, que objetiva fomentar, induzir e gerir redes de pesquisa que possam contribuir para a melhoria dos serviços ofertados à população.
Além dos artigos acadêmicos, os resultados das pesquisa estão publicados em outras produções de disseminação (WebTV https://youtu.be/E6TRC-i39KI e Sinopse de pesquisa https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/sinop...).