Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Mesa redonda Fake news: vacine-se contra! (Helena Sato)

Mesa redonda Fake news: vacine-se contra! (Helena Sato)

Compartilhar:

Uma das 10 prioridades de saúde definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é a relutância em vacinar. Atualmente, previnem-se cerca de 2 a 3 milhões de mortes por ano. Outras 1,5 milhão de mortes poderiam ser evitadas se a cobertura global de vacinação tivesse maior alcance. A diretora técnica da Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato, ressaltou que a ação de vacinação precisa ser feita em outros países, não só no Brasil. Um grupo consultivo de vacinas para a OMS identificou a “complacência”, a “inconveniência” no acesso às vacinas e a falta de confiança como os principais motivos dessa relutância.

Estimular a reflexão sobre como a sociedade tem se relacionado e atuado na veiculação dessas desinformações foi a proposta do II Seminário Internacional e VI Seminário Nacional As Relações da Saúde Pública com a Imprensa: Fake News, realizado pela Fiocruz Brasília entre os dias 18 e 21 de março de 2019, na capital federal.

A edição de 2019 reuniu, entre profissionais de saúde, comunicação e acadêmicos, participantes de várias instituições, como faculdades de Comunicação e de Saúde do Distrito Federal, e foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Entre as novidades implementadas ao longo das edições, no início de 2019 houve a publicação do primeiro e-book do Seminário RSPI, que reúne conteúdo do evento anterior, realizado em 2017: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/fiocruz-brasilia-lanca-serie-sobr...

Há 11 anos, a Fiocruz Brasília promove os seminários As Relações da Saúde Pública com a Imprensa. Idealizado pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da instituição, o evento já abordou vários temas de interesse direto da sociedade, com o propósito de motivar aproximações entre o setor público, a academia, a mídia e a sociedade. “Esse seminário, realizado desde 2008, busca aproximações entre mundos que do nosso ponto de vista são essenciais para qualidade de vida e para o bem da sociedade brasileira”, afirmou Vasconcelos, coordenador do evento.

www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br
facebook.com/fiocruzbrasilia

Data do vídeo: 
13/06/2019 - 11:48
Canal do vídeo: 
Fiocruz Brasília (Fundação Oswaldo Cruz - Brasília)

Voltar ao topoVoltar