Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Questionário chama atenção para carência no tratamento da tuberculose


10/12/2013

Compartilhar:

O Observatório Tuberculose Brasil da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) entrevistou 11 especialistas a respeito do Relatório Global da Tuberculose 2013, divulgado recentemente pela Organização Mundial da Saúde. No Informe Ensp, estão as respostas completas, que tiveram como base as perguntas: Como está a situação do Brasil no cenário global da TB?; Quais são os desafios para o Brasil avançar nos objetivos e metas até 2015?; Qual a mensagem para a sociedade civil do Brasil, Ongs e ativistas? 

A Organização Mundial da Saúde lançou o Relatório Global da Tuberculose 2013 destacando que o tratamento contra a doença já salvou a vida de mais de 22 milhões de pessoas no mundo inteiro. Entretanto, o documento informa que 3 milhões ainda vivem sem nenhum acesso aos medicamentos. Ainda, segundo o relatório, o número de doentes caiu para 8,6 milhões no ano passado.

De acordo com a OMS, o mundo está no caminho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2015. O número de mortes baixou para 1,3 milhão, uma queda de 45% entre 1990 e 2012. O objetivo é reverter pela metade a taxa de mortalidade da doença até dezembro de 2015.

TB no Brasil

Conforme apresentado no relatório, em todo o mundo, 22 países concentram cerca de 80% dos casos de tuberculose. No caso dos países de língua portuguesa (Palops), fazem parte dessa lista Brasil e Moçambique. No Brasil, por exemplo, somente em 2012, foram registrados mais de 71 mil casos de tuberculose. Já em Moçambique, acima de 46 mil.

Leia mais no Informe Ensp.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar