Início do conteúdo

Castelo da Fiocruz ganha iluminação em defesa dos direitos das mulheres

M

A Fiocruz se posiciona contra toda forma de violência a que as mulheres ainda são submetidas. Para expressar essa posição, iluminará seu Castelo, monumento centenário e tombado pelo Iphan em 1981, com a cor lilás, que simboliza a luta pela garantia dos direitos das mulheres. Serão 20 refletores posicionados na base do prédio com uma película especial para dar o novo colorido.

A iniciativa reforça os valores da Fundação, tais como a diversidade étnica, de gênero e sociocultural, bem como a valorização dos trabalhadores, alunos e colaboradores, e o compromisso com as principais metas de transformação social do Estado brasileiro.

Desde sua criação, em 1900, a Fiocruz dedica-se à ciência, à tecnologia, à produção e ao ensino, sempre atenta à missão de promover a saúde e a cidadania, contando com mulheres cientistas em seus quadros desde os primeiros anos de atividades. A implantação do Programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça na instituição em 2009 é mais uma demonstração do seu o objetivo de promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres.

O castelo que será iluminado e que foi palco de diversos acontecimentos históricos da instituição, foi projetado pelo português Luiz Moraes Júnior e construído entre 1905 e 1918 às margens da avenida Brasil, em Manguinhos.

A iniciativa da Fiocruz contou com o trabalho técnico do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz (DPH/COC), responsável pelas intervenções de preservação do Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos – NAHM.

Veja também na Agência Fiocruz de Notícias.
 

O inimigo ao lado
Foto envelhecida de moça de costas para a câmera de mãos dadas com alguém que não se vê

Portal de Periódicos reúne artigos sobre violência contra mulher para debater e combater a cultura do estupro

Saúde das mulheres: movimentos sociais vêem avanços e retrocessos
Foto de mulheres segurando a faixa do evento

Avanços em políticas de saúde, mas falta de direitos em relação ao próprio corpo

Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

O Instituto oferece serviços de saúde a pacientes referenciados por outras unidades ligadas ao SUS no Rio de Janeiro ou que possuam encaminhamento médico. Saiba como ser atendido no IFF/Fiocruz

Pesquisa lança luz sobre abortos provocados em clínicas privadas
Imagem de mulher com a mão tapando a própria boca

A criminalização do aborto, no Brasil, atinge as mulheres de distintos estratos sociais, sujeitando-as às mesmas forças históricas, culturais e sociais que lhes impõem, na clandestinidade, uma situação de vulnerabilidade e um sofrimento desnecessário

Na Fiocruz
Arte com fotos de várias mulheres cientistas da Fiocruz

Mulheres nas ciências

Programa Pró-Equidade

Comitê busca promover a igualdade de gênero e etnia, por meio de diversas iniciativas

A construção de um castelo
Imagem histórica da construção do castelo da Fiocruz

Galerias de fotos integram o acervo arquivístico, que também reúne documentos textuais, mapas, filmes e gravações

Mulher

Traz conceitos ligados aos direitos humanos das mulheres. Preço: 79

Voltar ao topoVoltar