A Fiocruz desenvolve instrumentos de tecnologia e informação que possibilitam o acompanhamento do desempenho das ações em saúde. Por meio de fontes oficiais dos governos federal, estaduais e municipais, os observatórios monitoram e coletam materiais sobre temas de saúde, tecnologia e meio ambiente. Os indicadores para análises de pesquisas e monitores podem ser acessados on-line por gestores de saúde, pesquisadores, estudantes e jornalistas.
ÁguaBrasil - Sistema de avaliação da qualidade da água, saúde e saneamento
Reúne um conjunto de indicadores e dados sobre as condições dos sistemas de saneamento, da qualidade da água e das doenças de veiculação hídrica nos municípios brasileiros, permitindo o fornecimento de informações geográficas indispensáveis à análise do controle e monitoramento da qualidade da água consumida e dos riscos relacionados às condições gerais de saneamento.
Mapa da Injustiça Ambiental
O sistema fornece um mapeamento inicial de populações e grupos atingidos, em seus territórios, por projetos e políticas insustentáveis ou prejudiciais à saúde. O sistema gera e atualiza dados georreferenciados, por meio do Google Earth.
Observatório da Fiocruz em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde
O objetivo principal do observatório é contribuir para a gestão e formulação de políticas institucionais em ciência, tecnologia e inovação. A partir de uma proposta diferenciada de produção integrada de indicadores, métricas, análises qualitativas e conteúdo de comunicação, a iniciativa pretende apoiar a gestão da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico realizado pela Fiocruz e ampliar a percepção da sociedade sobre o potencial da Instituição nos avanços científicos na área da saúde.
Observatório de Tecnologia da Informação e Comunicação em Serviços de Saúde
Conhecido como Teias Manguinhos ou Otics, o Observatório é um projeto desenvolvido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) em parceira co a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, a Universidade de Caxias do Sul, a Escola Politécnica de Saúde da Fiocruz (EPSJV) e a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp). O Otics prevê o desenvolvimento de uma página para as estações de Saúde da Família do Rio de Janeiro.
Observatório dos Técnicos em Saúde
Tem como objetivo produzir estudos e pesquisas sobre trabalho técnico, educação profissional e políticas sociais de educação e saúde. Traz notícias e informações sobre projetos, além de publicações para alunos, professores, pesquisadores, gestores do Sistema Único de Saúde, sindicatos e associações profissionais dos trabalhadores técnicos.
Observatório de Saúde Mental, Direitos Humanos e Políticas Públicas: Organizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps) da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) é um dispositivo para o acompanhamento, registro, pesquisa e formação no campo das políticas de saúde mental, álcool e outras drogas. Tem como eixos estratégicos a defesa dos direitos humanos, a análise das políticas públicas e a produção científica voltados a subsidiar o campo da saúde mental e da Reforma Psiquiátrica.
Observatório sobre Iniquidades em Saúde: Criado pelo Centro de Estudos, Políticas, e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), oferece subsídios para o monitoramento de tendências das desigualdades no Brasil, por meio de indicadores relacionados a determinantes sociais da saúde (DSS), à situação de saúde e à atenção à saúde, apresentados segundo macrorregiões do país e regiões metropolitanas.
Observatório Juventude C&T
O Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia foi criado em 2010, no âmbito do Programa de Vocação Científica (Provoc), da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Tem o objetivo de estimular jovens a seguirem carreiras científicas. O site divulga experiências e informações sobre programas de iniciação científica.
Observatório Nacional de Clima e Saúde (Observatorium)
Reúne e conjuga informações de diversas naturezas com o objetivo de facilitar a análise da relação entre clima e saúde. Oferece, de forma livre e gratuita, um grande conjunto de dados, estudos, metodologias e resultados de pesquisas ambientais, climáticas, epidemiológicas, socioeconômicas e de saúde pública.
ProAdess
O projeto avalia o desempenho do sistema de saúde brasileiro, por meio de grupo de pesquisadores da saúde coletiva.
Projeto de Planejamento da Pesquisa Nacional de Saúde
O site é desenvolvido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) para que toda a sociedade participe da elaboração e acompanhe o processo da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).
Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso (Sisap-Idoso)
O sistema foi desenvolvido por uma iniciativa conjunta da Área Técnica da Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde e do Laboratório de Informação em Saúde (LIS), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem a finalidade principal de disponibilizar, de forma universal, indicadores de diferentes dimensões da saúde dos idosos relacionando-os com políticas públicas.
Sistema de Gestão de Informação da Rede de Bancos de Leite Humano
A ferramenta de gerenciamento reúne dados cadastrais e de produção de Bancos de Leite Humano e postos de coleta a fim de facilitar a manutenção dos dados atualizados, possibilitando sua difusão a todos que acessam o portal da RedeBLH.
Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox)
A ferramenta tem como principal atributo coordenar a coleta, a compilação, a análise e a divulgação dos casos de intoxicação e envenenamento notificados no país.