Saúde e defesa de direitos: uma cartografia dos territórios populares do Rio de Janeiro
A elaboração do documento contou com a participação de 20 defensoras e defensores de Direitos Humanos, atuantes em diferentes territórios e coletivos do Estado do Rio de Janeiro e apresenta um mapa de violações em saúde e Direitos Humanos em territórios populares do Estado. A cartografia é fruto de oficinas realizadas entre as lideranças dos territórios e a equipe do projeto no período de outubro de 2022 a abril de 2023.
Relatório do projeto “Promoção da Saúde e Direitos Humanos no Estado do Rio de Janeiro”
O projeto "Rede de Defensores de Direitos Humanos no Estado do Rio de Janeiro" tem por finalidade desenvolver formação em direitos humanos e promoção de saúde de lideranças dos territórios populares do Estado do Rio de Janeiro. A publicação apresenta o processo de criação do projeto, o perfil de cada defensora e defensor de direitos humanos da segunda turma e todas as atividades realizadas durante a formação.
Informativo Radar Saúde Favela
A nova edição do Radar Saúde Favela, informativo editorado pela Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz, destaca a temática do direito à vida e maternidade na favela de Acari, Zona Norte do Rio de Janeiro. O número também apresenta debates sobre gestação, psicologia e escuta no cárcere, políticas públicas e a saúde da mulher negra.
Cartilha Jovens na Trilha do SUS
A cartilha é uma iniciativa da Agenda Jovem Fiocruz e apresenta informações sobre os serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e onde encontrá-los. O material também traz informações sobre as condições de saúde na juventude, o direito à saúde e participação previsto em lei, e orientações contra desinformação na web.
E-book: "Presenças indígenas em contextos urbanos: a pandemia de Covid-19 e outras histórias"
O e-book é uma produção do Radar Saúde Favela, projeto coordenado pela Cooperação Social da Presidência da Fiocruz que tem como objetivo contribuir para visibilizar e reconhecer a presença e protagonismo indígena em contextos urbanos, destacando suas lutas pelo direito à saúde e pelo direito à vida.
Livro: "Promoção da saúde e difusão de conhecimento: ditos e escritos das favelades universitáries"
O livro, organizado pelo projeto Tecendo diálogos e produzindo conhecimento: juventude, favela, promoção da saúde e educação superior reúne textos de estudantes e pesquisadores, moradores de favelas e periferias, que versam sobre os temas de suas apresentações na Jornada Científica Favelades Universitáries de 2021 e de 2022.
Cartilha das Juventudes e Saúde LGBTQIAPN+ em Alagoas
A cartilha, resultado do projeto "Juventudes e Saúde LGBTQIAPN+ em Alagoas", reúne informações sobre temas LGBTQIAPN+, como identidades, relatos de jovens, políticas públicas de saúde existentes e demandas da juventude LGBTQIAPN+ sobre políticas de saúde pública. A iniciativa foi realizada pela Agenda Jovem Fiocruz (AJF) em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Sexualidade da Universidade Federal de Alagoas (GEPHGS/Ufal).
Dossiê: “Panorama da Situação de Saúde de Jovens Brasileiros de 2016 a 2022: Intersecções entre Juventude, Saúde e Trabalho”
O dossiê apresenta resultados de uma análise epidemiológica descritiva do perfil de mortalidade e morbidade da população na faixa etária de 15 a 29 anos entre os anos 2016 e 2022 no país. A publicação é resultado da parceria entre a Agenda Jovem Fiocruz, da Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, com o Laboratório de Educação Profissional em Informações e Registros em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (LIRES/EPSJV/Fiocruz).
Publicações 2023
Cartilha Saúde na Favela numa Perspectiva Antirracista
A cartilha é um material informativo para consulta e conscientização de moradores e profissionais dos territórios, elaborada a partir da parceria entre o Movimento Negro Unificado e a Cooperação Social da Fiocruz. O documento trata de temas como: garantia de direitos e participação social através de propostas construídas pela periferia; a atuação dos promotores e da população em busca de direitos da saúde; racismo e violência armada.
Revista Periferia Brasileira de Letras - 1º Edição
Nesta primeira edição da Revista da Periferia Brasileira de Letras, o leitor irá encontrar um conteúdo diversificado com resenhas literárias, ensaio, reportagem e entrevista, reforçando e reconhecendo o impacto que os coletivos literários periféricos têm na promoção de cidadania em territórios urbanos vulneráveis.
Saúde e defesa de direitos: Uma cartografia dos territórios populares do Rio de Janeiro
A cartografia, produzida pelo projeto “Promoção da Saúde e Direitos Humanos no Estado do Rio de Janeiro” da Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, apresenta um mapa de violações em saúde e Direitos Humanos em territórios populares do Estado.
Balanço de Atividades 2022
O Balanço de Atividades da Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz apresenta à sociedade e à comunidade Fiocruz os principais resultados alcançados por meio do trabalho em cooperação social no ano de 2022.
Carta da PBL à Sociedade e ao Poder Público (Leia e assine)
A Carta é fruto da escuta de 170 coletivos literários que atuam em periferias brasileiras a partir da pesquisa “Coletivos Literários nas Periferias Brasileiras: um retrato” (2022), desenvolvida pelo projeto Periferia Brasileira de Letras, da Coordenação de Cooperação Social.
Publicações 2022
Relatório do projeto “Promoção da Saúde e Direitos Humanos no Estado do Rio de Janeiro”
O relatório do projeto “Promoção da Saúde e Direitos Humanos no Estado do Rio de Janeiro” apresenta a experiência do primeiro ano de projeto, com relato das lideranças que participaram das oficinas formativas, ensaios e fotografias dos encontros.
Livro: "Jovens e saúde: revelações da pandemia no Brasil"
O livro produzido pela Agenda Jovem da Fiocruz reúne artigos que discutem o impacto da pandemia na população de faixa etária entre 15 e 29 anos.
Caderno Periferia Brasileira de Letras - Volume 1
O material reúne informações sobre as fases iniciais de construção da rede da Periferia Brasileira de Letras, tais como o processo de formação à distância "Promoção da Literatura em periferias: curso de territorialização de políticas públicas saudáveis”; a pesquisa "Coletivos Literários nas Periferias Brasileiras: um retrato"; e as sínteses produzidas pelos encontros dos Círculos Metropolitanos.
Publicações 2021
Livro: "Cooperação Social, Territórios Urbanos e Saúde: Diálogos e Reflexões"
O livro reúne textos produzidos por autores que já atuaram como docentes nas ações educativas da Cooperação Social da Fiocruz, tratando de temáticas que são consideradas relevantes ao processo educacional com vistas à promoção de territórios saudáveis e sustentáveis em centros urbanos.
Publicações 2020
Estudo bibliográfico da Agenda Jovem Fiocruz
O estudo da Agenda Jovem Fiocruz contou com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA/ONU) e realizou um mapeamento exploratório da produção científica publicada pelos pesquisadores d sobre temas relacionados à adolescência e juventude entre 2006 e 2016.
Publicações 2019
Cartilha de prevenção à violência armada em Manguinhos
A cartilha, idealizada pela Cooperação Social da Presidência da Fiocruz e pelo Centro Latino- Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/Ensp/Fiocruz), tem o objetivo de trazer informações para moradores e trabalhadores do território sobre os impactos da violência armada na saúde mental da população local.
Livro da Cooperação Social
O livro institucional da Coordenação de Cooperação Social apresenta a estratégia de atuação em cooperação social na instituição; o histórico da Fundação com iniciativas de cunho social; as linhas de atuação da coordenação e algumas formas de atuação social nas unidades da Fiocruz em todo o Brasil.
Publicações antigas
Diálogos sobre Saúde e Protagonismo Infanto-Juvenil
Organizado pela Coordenadoria de Cooperação Social (Presidência/Fiocruz), o livro “Diálogos sobre Saúde e Protagonismo Infanto-Juvenil – Ações e desafios para a Fiocruz” reúne seis artigos que relatam a experiência de diferentes unidades da Fundação, em projetos realizados com o público infanto-juvenil. Participaram desta publicação representantes do Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica; Gerência Regional de Brasília (Gereb/Fiocruz Brasília); Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves); Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec); Museu da Vida (COC), Cooperação Social e a Rede CCAP.
Território, participação popular e saúde: Manguinhos em debate
Publicado pela Fiocruz, por meio da Coordenadoria de Cooperação Social, da Assessoria de Cooperação Social e do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja-Manguinhos), o livro aborda o conceito de cooperação presente nas áreas de ensino e pesquisa da Ensp. Nele, os autores também analisam o Plano de Desenvolvimento Urbanístico do Complexo de Manguinhos, elaborado em 2004 e tido como referência para as principais decisões do PAC-Manguinhos.
O caminho das águas na sub-bacia do Canal do Cunha (2015)
Neste relatório, o IV Encontro do Comitê dos Rios traz para o debate público a construção de um instrumento - o Observatório da Sub-bacia Hidrográfica do Canal do Cunha - capaz de contribuir para grupos sociais dos territórios que compõem a sub-bacia a possibilidade de incidir e refletir sobre os princípios ético-políticos das suas relações com a natureza. Organizado pelo Grupo de Articulação dos Povos da Sub Bacia do Canal do Cunha, no dia 26 de setembro de 2015, o evento contou com o apoio da Coordenadoria de Cooperação Social da Presidência/Fiocruz para um diálogo sobre como garantir o direito a ambientes sustentáveis e saudáveis em territórios urbanos vulnerabilizados. Entitulado Caminho das Águas na Sub-bacia do Canal do Cunha: Participação e Gestão Democrática dos Recursos Hídricos, o relatório sistematiza as discussões desse dia.
Indicadores em Cooperação Social (2014)
O Relatório apresenta os indicadores sociais construídos pelo Grupo de Trabalho de Indicadores em Cooperação Social para Saúde, no período entre setembro de 2013 a junho de 2014.
A Coordenação de Cooperação Social e representações de treze Unidades técnico-científicas e administrativas da Fiocruz construíram a ferramenta para mapeamento dos projetos. A partir dela, foram identificadas iniciativas desenvolvidas pela Fiocruz em interface com grupos sociais, comunidades, territórios e regiões para redução das iniquidades sociais em saúde.