Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Casa de Oswaldo Cruz vai fornecer sistema de descrição de arquivos para outras instituições


16/04/2013

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Um banco de dados para organização de arquivos, que foi adaptado aos padrões brasileiros de forma pioneira pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), vai ajudar a trazer à luz documentos de relevância nacional e internacional mantidos por diversas instituições do país. Por meio da assinatura de uma série de acordos de cooperação, a COC vai fornecer essa ferramenta - a Base Arch, desenvolvida com base em software livre - à Marinha do Brasil, à Fundação Nacional de Artes (Funarte) e ao Museu do Índio, para que essas instituições descrevam seus acervos e torne a consulta a eles disponível via internet.

A Base Arch foi lançada em junho de 2010 com o objetivo de ampliar o acesso ao acervo da COC. O sistema foi desenvolvido por profissionais de arquivo e de tecnologia da informação da Casa a partir do ICA-AtoM - um software gratuito de descrição de arquivos baseado nos padrões estabelecidos pelo Conselho Internacional de Arquivos. A ideia era atender às necessidades específicas da descrição desse tipo de acervo.

Patrimônio da Humanidade

No acervo da Casa, disponível para consulta na Base Arch via internet, destacam-se dois conjuntos documentais reconhecidos como Patrimônio da Humanidade pelo Comitê Nacional do Programa Memória do Mundo, da Unesco, em 2007 e 2008: o Fundo Oswaldo Cruz e o Fundo Carlos Chagas, respectivamente. Hoje, estão disponíveis na Base Arch 105 fundos e cerca de 10 mil registros, incluindo itens e dossiês. Além disso, 1.524 documentos já foram digitalizados. Atualmente, imagens do Fundo Oswaldo Cruz estão sendo formatadas para, nos próximos meses, entrar no sistema.

Leia mais no site da COC.

Voltar ao topoVoltar