25/09/2012
Fonte: Casa de Oswaldo Cruz (COC)
Estudantes, pesquisadores, profissionais de saúde e o público em geral vão ganhar mais uma instalação para pesquisas sobre temas relacionados à história da saúde no Brasil. O local é o Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), cuja pedra fundamental foi lançada nesta quarta-feira (3/10).
O novo centro vai abrigar documentos, fotografias, livros raros e registos sonoros, audiovisuais, iconográficos e cartográficos desde o século 19. O acervo histórico é composto por 102 itens, entre fundos (que são conjuntos de documentos da mesma proveniência) e coleções de documentos institucionais.
Os destaques são os conjuntos documentais referentes à vida dos sanitaristas Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, que foram considerados material de relevância para a história da humanidade pelo Programa Memória do Mundo da Unesco, e o conjunto dos negativos de vidro da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) (1903-1946), material que foi registrado recentemente no mesmo programa da Unesco, reconhecendo seu valor histórico para a humanidade.
Fazem parte do acervo os fundos produzidos e acumulados por cientistas, sanitaristas, médicos e técnicos que participaram da formulação de políticas públicas de saúde, bem como os fundos originários dos institutos que passaram a integrar a Fiocruz a partir de 1970.
Mais em outros sítios da Fiocruz
Mais na web