Portal Fiocruz
Publicado pelo Portal Portal Fiocruz (https://portal.fiocruz.br)

Início > Manual de uso da biodiversidade

Manual de uso da biodiversidade

Com o objetivo de auxiliar pesquisadores e alunos de instituições de ensino e pesquisa a efetuar cadastros, pleitear autorizações e obter licenças para desenvolverem o seu projeto de pesquisa em biodiversidade, dentro das regras legais brasileiras, foi lançado durante o I Simpósio Brasileiro sobre o acesso ao Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Brasileiro [1]o livro Manual de Legislação Ambiental em Biodiversidade para Pesquisas Acadêmicas, dos pesquisadores Hugo Santos e Manuela da Silva.

A publicação apresenta as questões legais mais comuns relacionadas às linhas de pesquisas que envolvem a biodiversidade brasileira e as principais entidades de gestão ambiental que regulam sua aplicação: Ibama, CGen, Sisbio e o MAPA. É um manual prático com orientações para que os pesquisadores possam, entre outras atividades, emitir relatórios periódicos; efetuar captura e/ou coleta de material biológico e demais atividades correlatas em campo; promover intercâmbio nacional ou internacional de material biológico, e transportar legalmente esse material; executar trabalhos em unidades de conservação e cavernas e manter coleções biológicas de acordo com que preconiza a Lei. 

Manual de Legislação Ambiental em Biodiversidade para Pesquisas Acadêmicas é dedicado à especialistas em zoologia, botânica, microbiologia, ecologia, oceanografia e demais áreas do conhecimento que desenvolvam estudos em biodiversidade, ou mesmo advogados e estudantes de Direito interessados nesta interface da legislação brasileira. Para adquirir o livro, entre em contato com o autor, por meio do e-mail hugouerj@yahoo.com.br [2]. 
 

Data de publicação: 
quarta-feira, 8 Janeiro, 2020
Editoria: 
Pesquisa [3]
.node-unpublished { background-color: #fff !important; }

Imagem Fiocruz de A a Z

  • Acesso aberto
  • Acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado
  • Banco de imagens
  • Banco de Leite Humano
  • Bibliotecas
  • Canal Saúde
  • Carta de Serviços Fiocruz
  • Castelo: Patrimônio da ciência
  • Centro de Relações Internacionais em Saúde
  • Ciência aberta
  • Coleções biológicas
  • Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça
  • Congresso Interno
  • Conselho Superior
  • Controle de qualidade
  • Coordenação de Cooperação Social
  • Coronavírus
  • Cursos
  • Dengue
  • Editora Fiocruz
  • Escola Politécnica
  • Fiocruz Vídeo
  • Galeria de Honra
  • Galeria de presidentes
  • Gestão de pessoas
  • História
  • IdeiaSUS
  • Lei da Biodiversidade
  • Licitações
  • Monitores e observatórios
  • Mulheres e meninas na ciência
  • Museu da Vida
  • Organograma
  • Oswaldo Cruz
  • PenseSUS
  • Portfólio de inovação
  • Produção audiovisual
  • Programa Inova Fiocruz
  • Programa Institucional Violência e Saúde
  • Programas sociais
  • Publicações
  • Relações internacionais
  • Repositório institucional - Arca
  • Sergio Arouca
  • Unidades e escritórios
  • Vacinas
  • VideoSaúde Distribuidora
  • Visite a Fiocruz
  • VPAAPS: Água & Saneamento

Imagem Fiocruz de A a Z

Campus Sede:
Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - CEP: 21040-900 - Tel: (0xx21) 2598-4242

  • Índice alfabético
  • Expediente


Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


creative commons O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.






logo todo somos SUS Logo 120 anos Logo governo federal

URL: https://portal.fiocruz.br/noticia/manual-de-uso-da-biodiversidade

Links
[1] https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruz-integra-workshop-internacional-sobre-patrimonio-genetico
[2] mailto:hugouerj@yahoo.com.br
[3] https://portal.fiocruz.br/noticias-editorias/pesquisa