Como formar profissionais que defendam uma sociedade inclusiva?: esse é o tema do 16º programa Ecoar – Diálogos de Cidadania, produzido pelo Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), uma iniciativa conjunta do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase). Realizado pela primeira vez de modo presencial, na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, o programa vai ao ar na quarta-feira (21/6), às 16h, pelo canal da Unifase no YouTube [1]. A gravação também estará disponível no canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz [2], parceira do projeto.
A partir da perspectiva dos direitos humanos, que entende a deficiência como um tema transversal, o objetivo dessa edição é dialogar sobre a importância de uma formação nos níveis superior e técnico voltada para uma atuação profissional inclusiva. Quais são os exemplos de boas práticas e os desafios de formar novos profissionais que estejam comprometidos em garantir os direitos das pessoas com deficiência?
Outras perguntas em torno deste debate são: o que temos de marcos legais sobre inclusão na educação e outras áreas e como ela é de fato incorporada? Qual o papel da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiências (SNDPD) para estimular essas boas práticas e enfrentar esses desafios? Como o Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF) pode contribuir para a formação e a atuação desses futuros profissionais?
Participam do programa Naira Rodrigues Gaspar, docente universitária em educação inclusiva e diretora da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), Clévia Sies, professora de Libras, Educação Física e Psicologia da Uerj e da Unifase e membro do Comitê de Acessibilidade da Unifase, e Felipe da Rocha Henriques, diretor do Cefet-Rio, Unidade Petrópolis, formado em Engenharia Elétrica, com trabalhos na área da inclusão Social com estudantes de ensino técnico e tecnológico.
O projeto cultural-informativo Ecoar – Diálogos de Cidadania é apresentado por Tuca Munhoz, ativista pelos direitos humanos das pessoas com deficiência, e produzido por Cristina Rabelais, Daniele Novaes e Manoel Negraes. Apoiado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF), a iniciativa faz parte da estratégia de divulgação de informações e tradução do conhecimento para a implementação de políticas públicas e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência e em temáticas de inclusão social.
O programa conta com autodescrição, feita pelos participantes do programa, interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e estenotipia (legendagem ao vivo).
Sugestões de pauta, críticas, elogios e demais comentários podem ser encaminhados pelo e-mail nippis@icict.fiocruz.br [3].
Serviço - Para assistir presencialmente:
Data: quarta-feira (21/6);
Horário: 16h;
Local: Teatro Sala Arthur Sá Earp Neto - Unifase/FMP;
Endereço: Av. Barão do Rio Branco, 1.003 - Centro, Petrópolis (RJ).