Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

O que são as leishmanioses?

O que são as leishmanioses?

27/09/2022
Compartilhar:

As leishmanioses são doenças causadas por um parasita chamado leishmânia, que é um protozoário. Existem diferentes espécies de leishmânias. As leishmanioses são doenças que se desenvolvem geralmente de forma mais lenta que as doenças causadas por bactérias ou por vírus.

 

Existem dois tipos diferentes de leishmanioses: a leishmaniose tegumentar (do tecido que cobre a superfície do corpo) e a leishmaniose visceral (dos órgãos internos do corpo). A leishmaniose tegumentar também é chamada de leishmaniose cutânea (da pele) ou leishmaniose mucosa (quando afeta por dentro o nariz, a boca ou a garganta).

 

A leishmaniose tegumentar é a mais comum, e ocorre em todo o Brasil. Na maioria dos casos, o tempo de incubação (tempo desde que uma pessoa é infectada até apresentar sintomas) da leishmaniose tegumentar é de duas semanas a dois meses.
 

A leishmaniose visceral atinge órgãos internos, como baço e fígado, e é mais comum nas regiões Nordeste e Norte do país. O tempo de incubação da leishmaniose visceral é muito variável, de 10 dias até 24 meses.

 

As leishmanioses não são doenças contagiosas, isto é, não são transmitidas diretamente de uma pessoa para outra, de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita acontece apenas por meio da picada da fêmea infectada de um inseto que se chama flebotomíneo. 

 

Perguntas relacionadas

Voltar ao topoVoltar