O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Existem testes rápidos para diagnosticar zika?

6793
6793
Imagem de topo da página, escrito 'vírus zika: perguntas e respostas', com pequenos desenhos de partes do corpo

Existem testes rápidos para diagnosticar zika?

26/12/2019
Compartilhar:

Atualizada em 14/12/2023: Sim. Dois tipos de testes rápidos relacionados ao diagnóstico de Zika são produzidos por Bio-Manguinhos/Fiocruz: um teste exclusivo para Zika e outro teste para Zika, Dengue e Chikungunya. 

 

Teste rápido para Zika (DPP® Zika IgM/IgG) – A tecnologia empregada oferece diversas vantagens: resultados altamente confiáveis; diminuição da possibilidade de erro humano devido à leitura eletrônica do resultado por meio de um equipamento de pequeno porte (microleitor); com apenas uma amostra, realiza duas reações independentes ao mesmo tempo, permitindo a detecção diferenciada de IgM e IgG; ampliação dos níveis de sensibilidade e especificidade ao separar o processo de ligação antígeno-anticorpo do processo de revelação, dentre outros avanços. 

 


 

Teste rápido para Zika, Dengue e Chikungunya (DPP® ZDC) – A tecnologia empregada oferece diversas vantagens: resultados altamente confiáveis; diminuição da possibilidade de erro humano devido à leitura eletrônica do resultado por meio de um equipamento de pequeno porte (microleitor); com apenas uma amostra, realiza duas reações independentes ao mesmo tempo, permitindo a detecção diferenciada de IgM e IgG; ampliação dos níveis de sensibilidade e especificidade ao separar o processo de ligação antígeno-anticorpo do processo de revelação, dentre outros avanços. 

 

 

Fonte: Bio-Manguinhos/Fiocruz

 

13/04/2016 - O Ministério da Saúde anunciou que distribuiria 500 mil testes para o diagnóstico da zika: 250 mil em fevereiro e outros 250 mil a partir do segundo semestre de 2016. Com isso, os laboratórios públicos ampliariam em 20 vezes a capacidade de realização de exames, passando de mil para 20 mil mensais. Até o dia 16 de fevereiro de 2016, 200 mil já haviam sido encaminhados para unidades de saúde. A previsão é de que o teste PCR (de biologia molecular) esteja disponível para todas as gestantes com suspeita da doença, óbitos suspeitos e pacientes internados com manifestação neurológica em unidades sentinelas com suspeita de infecção viral prévia (zika, dengue e chikungunya). A coleta das amostras deve ser realizada no primeiro atendimento realizado nas Unidades de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde e hospitais do SUS. Essas amostras devem ser encaminhadas aos Laboratórios de Referência Estadual ou ao Laboratório de Referência Nacional. Mais em http://goo.gl/1fW8Kp

 

Fonte: Revista Radis nº162 - Ensp/Fiocruz (março/2016)

 

Perguntas relacionadas

Imagem de topo da página, escrito 'vírus zika: perguntas e respostas', com pequenos desenhos de partes do corpo
Imagem Fale Conosco
Ainda com dúvidas? Mande sua pergunta!
Foto mostra livros
Formação aborda vigilância epidemiológica
Mapa mundi com indicações dos países que ocorrem cada uma das doenças
Transmitidas pelo mesmo vetor - o mosquito Aedes aegypti -, as três doenças apresentam sintomas parecidos, mas também sinais que as diferenciam. Entenda

Avalie este conteúdo

Voltar ao topoVoltar

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.