Início do conteúdo

XVI Reunião Nacional de Pesquisa em Malária é adiada para 2022


26/04/2021

Fonte: IOC/Fiocruz

Compartilhar:

Criado em 2007 pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Internacional de Luta Contra a Malária é celebrado no dia 25 de abril. A data é uma importante oportunidade de chamar a atenção para a doença que ainda afeta grande parte do planeta, causando, por ano, 200 milhões de casos e mais de 400 mil mortes.

Com o objetivo de aproximar o campo da pesquisa com as ações de controle e estimular a busca de iniciativas e soluções para um combate mais efetivo do agravo, está agendado, para o próximo ano, a XVI Reunião Nacional de Pesquisa em Malária (XVI RNPM). O evento, que conta com a organização de pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), acontece entre os dias 25 e 28 de abril de 2022, no Hotel Prodigy Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

O diálogo entre laboratórios e atividades de ponta no campo é um importante fator no desafio de reduzir casos de malária. No Brasil, esta união tem sido sinônimo de sucesso. O número de ocorrências da doença caiu de cerca de 600 mil por ano em meados dos anos 2000 para menos de 200 mil em 2019.

No entanto, apesar do bom resultado, o país enfrenta atualmente uma dificuldade em diminuir ainda mais esse número e atingir o objetivo da eliminação do agravo. No mundo, o grande desafio está na África sub-Sahariana, onde ocorre a maioria dos casos fatais, afetando principalmente crianças menores de 5 anos.

Para aprofundar esses e outros diálogos, as palestras da XVI RNPM reúnem especialistas em malária de diversos institutos nacionais e internacionais. Do IOC, a presença confirmada é do chefe do Laboratório de Pesquisa em Malária, Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, responsável pela criação da Reunião em 1986.

A XVI Reunião Nacional de Pesquisa em Malária estava inicialmente planejada para acontecer ainda em 2021, entre os dias 19 e 22 de outubro. No entanto, devido a inviabilidade causada pela pandemia do novo coronavírus, a organização do evento optou pelo adiamento para o próximo ano. Com a nova data, a atividade ganhou também uma nova celebração: a comemoração dos 15 anos de criação do Dia Internacional de Luta Contra a Malária, que serão lembrados com uma cerimônia na abertura da Reunião.
 

 

Inscrições e submissão de resumos

As inscrições para participar da XVI RNPM vão até o dia 30 de dezembro de 2021 e devem ser feitas no site do evento. Os interessados em apresentar seus trabalhos científicos sobre malária, poderão submeter resumos (em português ou inglês) até o dia 10 de março de 2022. As submissões deverão ser realizadas de modo online e serão analisadas pelo Comitê Científico, que verificará a adequação para apresentação na reunião e publicação nos anais [confira a regulamentação].

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar