12/07/2016
Fonte: IOC/Fiocruz
A migração é um evento importante no desenvolvimento e na função dos leucócitos – células do sistema imunológico – dentro do processo de resposta contra patógenos e tumores. Seu desequilíbrio está associado a diversos distúrbios inflamatórios, incluindo os associados a infecções, doenças autoimunes e cânceres. Compreender a movimentação destas células é fundamental para o desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas do conhecimento, como imunologia, oncologia, hematologia e infectologia. Visando estabelecer uma discussão mais aprofundada sobre tal motilidade, destacando os conceitos e abordagens mais modernos, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) apresenta a 2ª edição do Workshop internacional LymphoRioMove. Promovido pelo Laboratório de Pesquisas sobre o Timo e pelo Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular, ambos do IOC, o evento será realizado de 22 a 30 de setembro de 2016, no campus da Fiocruz em Manguinhos (Av. Brasil, 4365 – Manguinhos / RJ).
Como na edição passada, a iniciativa será dividida em dois momentos. O primeiro ficará encarregado de apresentar, nos dois primeiros dias (22 e 23), todo o conteúdo teórico. Temas relacionados à motilidade de células do sistema imune em diversos contextos fisiológicos e patológicos, assim como um debate sobre infecções neurotrópicas, serão abordados na etapa cuja programação é aberta a toda comunidade científica. Especialistas de renomadas instituições, como Instituto Pasteur (França), Instituto Karolinska (Suécia), Universidade Yale (EUA), Universidade de Rochester (EUA) e Instituto Cochin (França), farão parte do corpo de conferencistas.
A segunda etapa do evento será dedicada às atividades práticas em Laboratórios e Plataformas Tecnológicas do Instituto e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo o pesquisador Vinícius Cotta-de-Almeida, chefe do Laboratório de Pesquisas sobre o Timo e membro do comitê organizador, o objetivo é explorar tecnologias que permitam a análise qualitativa e quantitativa da motilidade de células na resposta imune. “O tópico é direcionado a alunos dos programas de pós-graduação e está dividido em cinco sessões, com objetivos específicos que incluem análise de motilidade leucocitária in vitro e in vivo, empregando técnicas de microscopia multi-fóton e de super-resolução”, explicou.
Para participar da parte prática, que acontecerá de 26 a 30 de setembro, os estudantes de pós-graduação terão até o dia 21 de julho para efetuar a inscrição, que consiste em enviar para o email lymphoriomove@ioc.fiocruz.br uma carta de intenção, explicitando de forma concisa a importância do curso para o projeto de Mestrado/Doutorado, a proposição de um experimento que gostaria de realizar durante o workshop, e o currículo (alunos brasileiros podem enviar o link do Currículo Lattes). Serão oferecidas até 16 vagas, que incluem oportunidades para estudantes do Mercosul e da França. As aulas acontecerão no Laboratório de Pesquisas sobre o Timo, na Plataforma de Microscopia Confocal da Fiocruz, e na UFRJ, das 9h às 18h. Caso o número de inscritos ultrapasse o limite de vagas, a prioridade estará direcionada aos discentes que desenvolvem projetos de pesquisa pareados ao tema do evento.
Os alunos selecionados deverão apresentar seus projetos de pesquisa no dia 23/09 à tarde, como parte teórica do curso.
No Portal Fiocruz
Mais Notícias
Mais em outros sítios da Fiocruz