31/07/2023
Fonte: Dicionário de Favelas Marielle Franco
Em conjunto com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), o Wikifavelas promoverá, de 18 de agosto a 27 de outubro, o Curso de Acervos Marielle Franco: formação para espaços de Informação e Documentação. A qualificação é voltada para grupos de favelas e periferias na Região Metropolitana do Rio de Janeiro que atuam com processos de conservação e preservação de documentos e acervos, com o objetivo de contribuir não apenas nas habilidades necessárias para tratar e organizar seus acervos locais, mas também em dar acesso aos documentos e em promover eventos culturais nesses espaços.
O curso é inteiramente gratuito, mas as inscrições são limitadas e vão até 4 de agosto. As aulas serão realizadas de forma presencial, sempre às sextas-feiras, das 9h às 17h. O curso será ministrado no Campus Maré da Fiocruz (Avenida Brasil, 4.036). Haverá emissão de certificados para os participantes.
Acesse o formulário para inscrição
Serão ministradas disciplinas como conservação/preservação de acervos, formação técnica para bibliotecas e processamento técnico de documentos, instrumentalizando os alunos para a prática do dia a dia. Também serão ofertadas aulas de tecnologias educacionais em bibliotecas, gestão de acervo audiovisual e fotográficos, oficinas na área de informática e marketing para bibliotecas e centros de documentação.
O Dicionário de Favelas Marielle Franco (Wikifavelas) tem entre os seus objetivos servir como instrumento de preservação das memórias e de luta para garantia dos direitos de moradoras e moradores de favelas e periferias. A partir desse propósito, a iniciativa surge - em diálogo com os setores técnicos do Icict/Fiocruz, de movimentos sociais e de instituições parcerias que possuem acervos - pela compreensão de que muitos desses territórios possuem acervos de documentos, memórias, fotografias, jornais e outros itens que podem ser melhor preservados a partir da qualificação técnica dos atores envolvidos na guarda desses materiais. Assim, a iniciativa do curso de qualificação pode servir à garantia do direito à memória e do direito à favela.
A equipe do Wikifavelas ressalta que a parceria com o Icict viabiliza a estruturação do curso, possibilitando o diálogo com quadros técnicos que atuam diretamente com acervos. Dessa forma, é possível construir, na troca com os atores selecionados para o curso, uma experiência formativa que congregue o conhecimento técnico, as experiências dos territórios e o projeto ético-político de preservação de memórias que orienta o Dicionário para uma organização de acervos em diferentes favelas do estado.
Dicionário de Favelas Marielle Franco
Desde o seu lançamento, em 2019, o Wikifavelas tem se dedicado a impulsionar ações de preservação de memórias em favelas e periferias do Brasil, como parte do nosso compromisso com a expansão da cidadania e do direito à cidade. Sediado no Icict/Fiocruz, o projeto baseia-se na criação coletiva de um espaço virtual capaz de reunir e divulgar os conhecimentos sobre estes territórios de forma interdisciplinar, interinstitucional e plural.
Mais em outros sítios da Fiocruz