Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

VPPCB realiza 30ª edição da Reunião Anual de Iniciação Científica


17/05/2022

Por Emerson Rocha | Comunicação VPPCB

Compartilhar:

A Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), por meio da Coordenação Pibic/Pibiti, realizou a abertura da 30ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC), que faz parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq. O evento foi realizado de forma virtual através do canal oficial da Fiocruz no YouTube. A maioria do público era de bolsistas de todas as regionais.

Nesta 30ª edição, a RAIC recebeu diversas inscrições de trabalhos que serão apresentados e debatidos com mais de 400 pesquisadores-avaliadores no Rio de Janeiro e em diferentes Unidades Regionais da Fiocruz. No Campus Manguinhos, serão apresentados 417 trabalhos. Todos serão avaliados por comissões especiais e os que mais se destacarem serão indicados ao prêmio destaque de iniciação científica do CNPq. Até o dia 03 de junho os bolsistas de iniciação científica e de iniciação tecnológica terão os resultados de seus trabalhos avaliados em sessões orais.

A mesa de abertura contou com a participação do Dr. Carlos Eduardo Grault, Assessor da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas, representando o Vice-presidente Rodrigo Correa; Cristiane Nogueira Braga, Mestre em Ensino em Biociências e Saúde e Coordenadora do Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e dos Programas PROVOC e Pibic; Dra. Maria de Fátima Baptista, Assessora da VPPCB e Coordenadora das Bolsas Pibic e Pibiti; e da Dra. Cristina Araripe Ferreira, Doutora em História das Ciências e da Saúde e pesquisadora em C&T em Saúde do Museu da Vida/Casa Oswaldo Cruz.

"É uma oportunidade única participar de um programa como esse do Pibic e Pibiti. Você tem a chance de aproximar a Pós-graduação com a graduação, além de discutir e trazer ainda mais o conhecimento científico. Eles ainda podem desenvolver a capacidade critica e estimular a criatividade. Mas também entender o papel da ciência brasileira no contexto em que nós vivemos. E isso é muito importante", afirmou o Dr. Carlos Eduardo Grault.

Já a Dra. Maria de Fátima Baptista, que é uma das organizadoras da RAIC 2022, destacou o nível de qualidade dos alunos e principalmente de todos os envolvidos em ministrar as aulas do programa.

"Todos os anos, os bolsistas apresentam grandes trabalhos e de excelência. A Fiocruz fica orgulhosa com isso, até porque, nosso investimento nesse programa passa a ser cada vez mais grandioso. A partir desse programa, a gente constrói bolsistas que vão constituir o corpo dos nossos cientistas, fazendo parte do grupo de pesquisa da nossa instituição ou não. Sempre com uma experiência importante e adquirida de coordenadores e orientadores de altíssima qualidade".   

Durante o evento, foi divulgado um vídeo comemorativo dos Programas de Bolsas de Iniciação Científica e Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibic/Pibiti), que pode ser assistido no canal oficial da Fiocruz no YouTube.

Voltar ao topoVoltar