Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

ViverSUS: IFF/Fiocruz recebe estudantes de universidades do RJ para manhã de imersão


17/05/2023

Por: Martha Moreira (IFF/Fiocruz) e Everton Lima (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) recebeu, no dia 10/5, um grupo de cerca de 40 estudantes de diversas universidades situadas no Estado do Rio de Janeiro para uma manhã de imersão junto aos profissionais do Instituto que atuam nas áreas de atenção, pesquisa e educação. Tal iniciativa compõe o ViverSUS, que neste ano foi retomado com apoio da Agenda Jovem Fiocruz, articulando uma semana de experiências em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio de Janeiro.

"Com alegria e muito orgulho recebemos este convite para o IFF/Fiocruz receber os e as estudantes do ViverSUS este ano.  Compreendemos tal ação como uma oportunidade de divulgarmos o Instituto como um integrante do SUS, com a capacidade de gerar atenção à saúde de qualidade, mas também pesquisa e formação no SUS e para o SUS. O retorno do grupo foi retratado através de falas que destacaram o acolhimento recebido, o respeito com os usuários e usuárias, na explicação dos processos de trabalho, e o desejo de retornarem como residentes e mestrandos no futuro conosco", relatou a professora, Martha Moreira, que colaborou na recepção dos estudantes.

O ViverSUS, iniciativa da Agenda Jovem Fiocruz em parceria com o Levante Popular da Juventude, aposta na interação entre os segmentos do quadrilátero do SUS (formação, atenção, gestão e controle social em saúde) durante seu processo metodológico, perpassa por sua programação momentos de formação e de vivências práticas nos serviços do SUS.

 

Voltar ao topoVoltar