Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Vigilância em saúde é tema do Sala de Convidados desta terça-feira (9)


08/05/2017

Compartilhar:

Fonte: Canal Saúde/Fiocruz

A vigilância em saúde está intimamente ligada a prevenção, atenção e promoção da saúde e é uma área fundamental da saúde pública. Ela se divide em vigilância epidemiológica, que investiga as epidemias nos territórios; ambiental, que volta seus olhos para o ambiente em que as pessoas vivem e a interferência dele na saúde coletiva; a vigilância sanitária, que fiscaliza condições de produtos e serviços que podem afetar a saúde da população; e a área de saúde do trabalhador, que atua na prevenção e assistência aos problemas de saúde relacionados ao trabalho. Parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem um papel importante na vigilância em saúde no país.

Em tempos em que a saúde pública precisa estar atenta ao surgimento de novas doenças, como a zika e a chikungunya, e à necessidade de reforço no combate a velhas conhecidas, como a dengue e a febre amarela, a Fiocruz vem trabalhando intensamente na vigilância em saúde, que é fundamental no controle dessas doenças.

Nesta terça-feira (9), o Sala de Convidados tem como tema a Fiocruz e a Vigilância em Saúde e vai explicar a importância dessa vigilância e discutir como isso está sendo feito. O programa vai ao ar, ao vivo, às 11h, no Canal Saúde.

Participam desta edição, a pesquisadora, virologista do Laboratório de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Patricia Carvalho de Sequeira; o pesquisador, especialista em saúde, ambiente e sustentabilidade da vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Guilherme Franco Neto; e a coordenadora do Centro de Informação em Saúde Silvestre e do Programa Institucional Biodiversidade & Saúde da Fiocruz, Marcia Chame.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, apresentado por Renato Farias, inédito toda terça-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 81 22, pela fan page do Canal Saúde, pelo e-mail canal@fiocruz.br e pelo chat (apenas durante o programa) no site da TV.

Como assistir

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690). Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique na WEB TV, na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar